6 dicas para ter bons resultados com a pós-graduação a distância – UniBF

6 dicas para ter bons resultados com a pós-graduação a distância

Agora somos Faculdade UniBF
julho 18, 2019
A Faculdade UniBF conquista o EaD definitivo no MEC
agosto 26, 2019

6 dicas para ter bons resultados com a pós-graduação a distância

Você já pensou na possibilidade de fazer uma pós-graduação a distância? É comum que a eficiência de um curso nessa modalidade seja questionado em um primeiro momento. Mas basta entender melhor de que forma ele acontece para perceber que trata-se de algo possível e proveitoso. Entretanto, você também precisa “fazer a sua parte”.
É claro que a eficiência do curso também está ligada à instituição escolhida. No entanto, podemos afirmar que se você escolher a opção que mais se adapta ao seu perfil e objetivos em uma instituição de qualidade e estiver disposto a se dedicar, de fato, os resultados podem ser surpreendentes.
Como nem todas as pessoas se sentem preparadas para estudar a distância, ainda mais quando se fala em pós-graduação, preparamos abaixo algumas dicas que podem ajudá-lo a obter um aproveitamento melhor do curso escolhido. Confira!
1. Defina seus objetivos
Estudar demanda dedicação e persistência, e nada disso fará sentido se você não tiver objetivos claros. Todo esforço tem por objetivo uma recompensa e, se você não sabe exatamente o que deseja fazer de sua vida profissional, as chances de desistir de um curso a distância se tornam maiores. Cursar uma pós-graduação é escolher dedicar-se aos estudos dia após dia.
A opção de estudar a distância não torna essa escolha menos relevante. A definição clara dos seus objetivos profissionais e principais expectativas servirá tanto como um critério para escolha do curso quanto para escolher a direção certa a seguir no que diz respeito estritamente aos estudos. Quando se estuda a distância, é necessário ter objetivos muito claros para não desistir.

2. Escolha um curso adequado ao seu perfil
E por falar em escolha do que estudar, nada pior que começar um curso e perceber que ele não vai levá-lo ao caminho profissional que você deseja trilhar. Ou pior, que se trata de algo de que você simplesmente não gosta. Embora isso pareça assunto de adolescente que está ingressando na universidade, trata-se de algo muito comum, que pode ocorrer também na vida adulta, quando você se vê diante da necessidade de fazer um curso de pós-graduação.
Quando os estudos acontecem a distância, a necessidade de manter-se motivado se torna maior, o que potencializa a importância de levar em conta suas preferências. Aliás, escolher um curso que você não gosta ou que, aparentemente, não agrega valores profissionais à carreira que você deseja construir pode fazer com que você desista logo nas primeiras semanas. O fato de gostar do curso é o que fará você motivar-se a escolher estudar (no lugar de fazer qualquer outra coisa) no seu tempo livre.
3. Tenha disciplina
Não basta estudar nas horas vagas: um curso de pós-graduação a distância demanda disciplina e organização. O ideal é determinar um período do dia que será dedicado aos estudos e cumpri-lo com exatidão. Tenha sempre em mente que, não é porque você pode estudar sem sair de casa que os estudos podem se tornar algo esporádico, apenas nos momentos nos quais não há nada mais a fazer.
Estudar a distância é assumir um compromisso consigo mesmo. Se você não tiver bem clara a necessidade de reservar um tempo aos estudos, antes de qualquer outra atividade, a tendência é que a matéria se acumule e, sem meios para se organizar mais tarde, você acabe desistindo ou não obtendo o desempenho e o aproveitamento esperados.

4. Entenda que flexibilidade não é sinônimo de facilidade
Muitas vezes, o fato de ter flexibilidade para estudar quando e onde quiser pode ser confundido com maior facilidade no conteúdo. Essa ideia é falsa. Cursos a distância podem apresentar a mesma qualidade e exigência de uma faculdade presencial. Traduzindo: escolher essa modalidade, pensando que “será mais fácil se formar” pode se tornar uma verdadeira armadilha.
Portanto, antes de escolher estudar a distância, tenha em mente que a flexibilidade será uma responsabilidade a mais para você. Também considere que o tempo dedicado aos estudos, o empenho e o comprometimento deverão ser os mesmos que você dedicaria a um curso presencial.

5. Conecte-se às pessoas
Para alguns estudantes, o grande agente de desmotivação em cursos online é a sensação de estar sozinho. É necessário ter em mente que, assim como você, muitas pessoas estão se dedicando aos mesmos conteúdos. Para ter uma noção mais concreta disso, você pode aproveitar as plataformas de interação disponíveis nesses cursos.
Entrar em contato com seus tutores e também com outros estudantes pode ajudá-lo a manter-se motivado. Algumas pessoas precisam desse “apoio” para não desanimar pelo caminho. E, ainda que não seja o seu caso, criar uma rede de contatos é sempre bom tanto para ampliar o seu networking quanto para dar-se à oportunidade de conhecer pessoas e histórias incríveis. 

6. Seja criterioso na escolha da instituição
A escolha da instituição na qual você fará o curso a distância também faz toda a diferença. É comum que, assim como em aulas presenciais, o aluno, muitas vezes, precise fazer perguntas ao professor. Na Faculdade UniBF, o aluno conta com professores disponíveis para sanar essas dúvidas. Trata-se de algo de extrema importância para que o conteúdo fique claro em sua totalidade.
Além disso, a facilidade de se organizar proporcionada pela disposição das matérias do curso e o período de conclusão mais curto podem funcionar como grandes pilares motivacionais. Entendemos que a rotina do profissional de hoje é corrida e, se ele não contar com uma organização prévia de materiais, pode ser que não consiga fazê-la por si mesmo. Além disso, o mercado muitas vezes exige uma formação que, se não for obtida em um período mais curto, levará o profissional a perder oportunidades. 

Percebeu como a pós-graduação a distância pode trazer resultados tão positivos quanto os cursos presenciais? Entretanto, é necessário organizar-se e seguir essas dicas para que a comodidade da desistência não fale mais alto. Afinal, persistir e conquistar seus objetivos certamente será a melhor opção.
E então? Você se sente preparado para aderir a essa modalidade de estudo? Entre em contato conosco, conheça as opções de cursos e tire todas as suas dúvidas sobre a pós-graduação da Faculdade UniBF a distância. 

Qualquer dúvida, ligue para nós!

📞📲 (44) 3431-1212 | (44) 9 9999-6248 (Whatsapp)

Fiquem ligados nas nossas redes sociais para saber o que acontece por aqui!
Facebook: Fanpage da UniBF  Instagram: @faculdadeunibf