A educação especial é, sem dúvidas, uma das áreas necessárias para o mundo moderno, em que a preocupação com a sociedade e a inclusão, de modo geral, são pautas essenciais e indispensáveis.
Nesse contexto, diversos profissionais trabalham diretamente com isso, em uma busca por melhorar as condições nas instituições estudantis e ampliar o acesso à educação.
Inclusive, de acordo com com o Ministério da Educação (MEC), o órgão “orienta e apoia os sistemas de ensino para a implementação da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva”. Sendo assim, percebe-se que esse é um ramo bastante explorado e, consequentemente, com grande demanda.
Para você se aprofundar mais nesse universo, preparamos um conteúdo completo sobre a educação especial, contendo os 4 principais cursos relacionados a esse campo e algumas especificações sobre o tema. Acompanhe com a gente!
O que é a educação especial?
Em síntese, pode-se definir a educação especial como uma modalidade - segmento - dentro da área da educação, voltada para os estudantes portadores de alguma dificuldade ou deficiência física e mental.
O objetivo dessa modalidade inclusiva é proporcionar a esses alunos uma educação efetiva, algumas ferramentas que facilitem o seu aprendizado e um acompanhamento constante, para que o ensino seja eficiente.
Além disso, segundo a SEESP (Secretaria de Educação Especial do MEC), essa categoria trata-se de: “um processo que visa a promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas portadoras de deficiências, condutas típicas ou altas habilidades, e que abrange os diferentes níveis e graus do sistema de ensino”.
Pode-se afirmar, portanto, que esse processo é pautado tanto em referenciais teóricos como também práticos, ambos compatíveis com as necessidades específicas dos alunos.
Dentro da educação especial, a segmentação é bastante clara. Pode-se notar que existem diversos cursos de pós-graduação correspondentes à área, sendo eles específicos a cada tipo de deficiência ou comportamento diferenciado.
Confira agora algumas informações e detalhes sobre os #4 principais cursos da educação especial!
Os #4 cursos mais recomendados na área de educação especial
Como já mencionamos, a educação especial corresponde a um segmento com bastante demanda, o que gera uma grande gama de possibilidades e novos cursos.
As especializações que nós escolhemos são as mais conhecidas e as mais procuradas, tendo em vista a necessidade que se encontra no Brasil.
#1 Educação Especial com Ênfase em Deficiência Auditiva
O curso de educação especial com ênfase em deficiência auditiva é uma pós-graduação direcionada para os profissionais que desejam se tornar educadores e/ou assistentes dos deficientes auditivos em sala de aula.
Além disso, pode ser voltada para os professores já graduados - em uma licenciatura - e que desejam se especializar em um campo, para segmentar sua atuação e se diferenciarem no trabalho.
Quais as funções?
De modo geral, pode-se dizer que as principais funções do educador com ênfase na deficiência auditiva são:
- Utilização da linguagem de sinais (LIBRAS) para comunicação;
- Acompanhamento ao aluno, em meio às aulas;
- Uso de métodos alternativos para proporcionar aprendizado;
- Auxílio na interpretação de certas atividades.
Vale lembrar que o pós-graduado dessa área terá acesso a outros campos de conhecimento também, para que entenda integralmente a educação especial. Alguns exemplos são: Profissão Docente e Fundamentos da Organização e Cotidiano Escolar.
#2 Educação Especial e Neuropsicopedagogia
A pós em educação especial e neuropsicopedagogia une diversas áreas, especificando o trabalho do profissional em campos bastante específicos.
Em síntese, pode-se dizer que esse curso envolve questões da educação inclusiva, da neurologia, da pedagogia e também da psicologia.
Portanto, trata-se de um ofício interdisciplinar que objetiva dar aos alunos com alguma dificuldade, redução de capacidade ou deficiência, uma compreensão maior a respeito do seu aprendizado aliado ao seu psicológico.
Sendo assim, os principais objetivos deste especialista são:
- Aprimoramento do processo ensino-aprendizagem;
- Compreensão dos métodos mais efetivos de ensino;
- Acompanhamento dos estudantes no processo de aprendizado;
- Pesquisa e busca por métodos alternativos e cada vez mais efetivos.
Em relação ao curso em si, algumas matérias são importantes para a formação do profissional, tais como: Ética e Responsabilidade Social e Fundamentos da Neuropsicopedagogia.
#3 Educação Especial e Psicomotricidade
Outro curso desse ramo é a especialização em educação especial e psicomotricidade.
Em resumo, essa pós-graduação tem como intuito capacitar profissionais aptos a otimizarem o aprendizado de alunos com dificuldades relacionadas à sua psicomotricidade, capacidade de movimentação envolvida à condição psicológica.
Portanto, esse profissional atende alunos com deficiências físicas, podendo elas serem causadas por dificuldades psicológicas e mentais. Dentre essas, podem estar: paralisia cerebral, esquizofrenia, síndrome de Rett e dislexia.
O objetivo é inserir esses pacientes na educação e os tornar alunos, dispostos a terem um processo de aprendizagem completo.
Algumas das funções do especialista da área são:
- Descoberta de outras alternativas de ensino;
- Acompanhamento pedagógico e psicológico para os alunos;
- Tratamento das dificuldades básicas;
- Auxílio com atividades de concentração ou para locomoção, se necessário.
Cursando essa pós, você estudará matérias como: Metodologia da Pesquisa e Neuropsicopedagogia.
#4 Educação Especial Inclusiva e Transtorno do Espectro Autista (TEA)
A pós em educação especial inclusiva e o TEA tem como foco o ensino e o acompanhamento de alunos portadores do transtorno do espectro autista.
De acordo com os dados do CDC, órgão de controle e prevenção de doenças, atualmente há cerca de 2 milhões de autistas no Brasil, o que corresponde a uma proporção de um autista a cada 110 pessoas.
Portanto, a demanda por profissionais que atendam esse público é bastante elevada.
Algumas funções exercidas por esse profissional são: aplicação de métodos alternativos para a aprendizagem, o acompanhamento do progresso de cada um deles e a integração do ensino com as terapias psicológicas e médicas.
Sendo assim, algumas das matérias componentes da matriz curricular são:
- Transtorno do Espectro Autista;
- Educação Especial Inclusiva;
- Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Necessidades Especiais.
Estude na UniBF
Os cursos de pós-graduação da UniBF são totalmente online, característicos da modalidade EaD.
As aulas são ministradas por profissionais especialistas e mestres, para que você tenha todo o conhecimento mais atualizado possível. Você tem acesso a videoaulas, simulados online, tutorias educacionais e diversos títulos da nossa biblioteca virtual!
Além disso, alguns dos cursos possuem o TCC opcional, para que você entre no mercado de trabalho o quanto antes.
Se você ficou com mais alguma dúvida, basta entrar em contato conosco! Será um prazer te ajudar.
Quer falar conosco?
Entre em contato conosco através do nosso Chat Online aqui no nosso site; pelo WhatsApp , ou nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram.