Dia 19 de fevereiro, exatamente esta sexta-feira, comemora-se o dia do esportista, em âmbito nacional. De acordo com a Lei nº 8.672, que instituiu a data no calendário brasileiro, a comemoração vai para todos os profissionais - e também os amadores, por que não? - que praticam atividade física.
Em 1993, quando foi criada, a lei foi intitulada de “Lei Zico”, a qual buscava os direitos desportivos relacionados aos educadores físicos e atletas, de modo geral. Sendo assim, com o passar do tempo, dia 19 do segundo mês do ano foi se tornando cada vez mais popular, sendo comemorado por todos os amantes do esporte e dos exercícios.
Por conta disso, preparamos um conteúdo completo sobre o esporte, essa data comemorativa, os profissionais de educação física, os que fazem exercício por prazer e, é claro, qualidade de vida! Confira as mais atualizadas informações e nossas queridíssimas recomendações para esse dia especial!
Acompanhe com a gente!
Curiosidades Curiosas para os Curiosos de Plantão
Você sabia que existe uma série de esportes que possuem “naturalidade” brasileira? Sim! Alguns dos jogos mais amados - e bastante conhecidos - foram criados no Brasil, passando posteriormente a serem praticados também em outras localidades.
A princípio, como você vai perceber abaixo, todos os esportes dessa origem são compostos por elementos que mostram a nossa identidade e são possibilitados por conta das condições pelas quais o nosso solo, ambiente e território são formados.
Separamos 3 desses esportes, para você conhecer melhor:
Futebol de areia
O futebol de areia é um dos grandes destaques, tendo em vista a quantidade de praias que formam o Brasil. Como antes ele era praticado à beira-mar, com a finalidade de lazer, esse esporte se tornou popular rapidamente, inclusive sendo apreciado em épocas como o verão. Foi apenas em 1992 que o futebol de areia foi institucionalizado como um esporte oficial.
A partir daí, vários campeonatos foram surgindo, dentre eles o Campeonato Brasileiro de Clubes de Futebol de Areia, fundado em 2012. Em relação às regras do jogo, pode-se dizer que são bastante parecidas com o futebol de campo. Todavia, os times devem ser compostos por apenas 5 jogadores - sendo um deles o goleiro - e as partidas duram apenas 36 minutos.
Frescobol
O esporte praiano mais amado - e praticado - por todos também tem origem brasileira. Tendo sido criado no Rio de Janeiro, em meados do século XX, o frescobol rapidamente se popularizou, ganhando adeptos em diversas praias.
O jogo consiste em um trabalho em equipe - visto que os times são formados por 2 jogadores - e o objetivo é mostrar os pontos fortes do parceiro, ou seja, não há rivalidade e a intenção não é derrotar o outro time. Por conta disso, muitos comparam a essência do frescobol a outros esportes demonstrativos, como a ginástica artística e o nado sincronizado. Para jogar, são utilizadas duas raquetes de madeira e uma bola de borracha.
Jiu-Jitsu Brasileiro
Essa arte marcial é uma das principais lutas praticadas no Brasil, inclusive tendo destaque em campeonatos mundiais. O jiu-jitsu trata-se de um esporte de combate e defesa pessoal, cujo objetivo é imobilizar a ação do adversário. O esporte foi introduzido pela família Gracie, no Brasil, séculos atrás.
Nesse sentido, quanto às especificidades técnicas, a luta é composta por práticas como a imobilização, a defesa e o bloqueio. Nos torneios, a luta acontece individualmente, sendo duas pessoas rivais as lutadoras.
E aí, você sabia que todos esses esportes são de origem brasileira? Além desses, nossos esportistas nacionais são responsáveis por muitos outros jogos e práticas, os quais se espalharam por todo o mundo.
Uma ideia é buscar conhecer - e quem sabe praticar - algum desses esportes. Além da qualidade de vida, da saúde e do exercício em si, você tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura do Brasil. Que tal?
Versos e Ensaios
Dando continuidade às recomendações da semana, preparamos uma dica literária, para que você saiba mais sobre essa vivência de esportista e saiba o que está celebrando.
Leia:
A Pátria em Chuteiras (Nelson Rodrigues)
O cronista novamente surpreendeu com excelentes ensaios acerca do esporte mais praticado no Brasil, o futebol. O livro é uma coleção de crônicas, as quais giram em torno da temática do esporte.
A perspectiva trazida na obra revela uma das maiores paixões do próprio autor, que é o futebol. Sendo torcedor fiel de clubes brasileiros, Nelson retratou esse encanto em um livro divertido, informativo e sensível. Quanto ao contexto, A Pátria em Chuteira transparece a realidade da seleção brasileira desde a copa de 50 até a década de 70.
Se você deseja conhecer um pouco mais da paixão brasileira pelo futebol, bem como um ponto de vista diferente sobre as copas - vitórias e derrotas - essa é uma boa opção! Para ficar com um “gostinho de quero mais”, selecionamos um trecho do livro, o qual aborda a pátria em chuteiras, mesmo:
“Já descobrimos o Brasil e não todo o Brasil. Ainda há muito Brasil para descobrir. Não há de ser num relance, num vago e distraído olhar, que vamos sentir todo o Brasil. Este país é uma descoberta contínua e deslumbrante."
Luz, Câmera, Ação!
Além de uma dica literária, é claro que selecionamos uma sugestão cinematográfica para você aproveitar nesse dia especial!
Assista a:
A Grande Vitória (2010)
Protagonizado por Caio Castro e dirigido por Stefano Capuzzi, o filme se trata de um drama, cuja temática é o judô.
A obra conta a história de Max Trombini, um judoca brasileiro que passou por muitas dificuldades durante toda a infância, mas se tornou um dos esportistas mais conhecidos do país, por conta de sua superação.
A Grande Vitória mostra a força e o poder que os atletas têm, independente das dificuldades.
Por isso, se você deseja se inspirar e refletir sobre a superação e a força de vontade, o filme - que também conta com a participação de Sabrina Sato - é a recomendação ideal.
Entra no ritmo!
Para finalizar, que tal uma playlist animada para colocar os esportes na prática e treinar com muita animação?
Seja musculação, ginástica, dança, voleibol, futebol, futsal, frescobol ou artes marciais, certamente a música deixa tudo ainda mais empolgante.
Para isso, confira a #PlaylistDaUniBF, prontinha para o seu treino:
Aproveite, pratique esportes, exercite-se e torça bastante. Afinal,
Se Nelson Rodrigues estivesse aqui, ele diria que…
“Uma torcida não vale a pena pela sua expressão numérica. Ela vive e influi no destino das batalhas pela força do sentimento”.