Atendimento via WhatsApp

Acessibilidade

Zoom

magnifyingminus magnifyingplus

Contraste

contrast
accessibility

O que é Formação Pedagógica e quem deve fazer?

06 de junho de 2024

formacao-pedagogica-o-que-e-quem-deve-fazer

O que é Formação Pedagógica e quem deve fazer?

Lecionar é uma das profissões mais nobres da atualidade. Afinal, uma formação pedagógica é o trabalho responsável por formar e capacitar todos os outros. 

Tudo o que sabemos vem de um professor muito dedicado a passar conhecimento ao próximo. Além disso, ser professor é ter a certeza de que, além de estar sempre ensinando, também estará sempre aprendendo. 

Mas, se hoje sua área de atuação é outra, e “os olhos ainda brilham” pela educação, continue lendo e saiba como utilizar o seu primeiro diploma para se tornar um professor com um curso de Complementação Pedagógica.

O que é Formação Pedagógica?

O curso de Formação Pedagógica se trata de um programa especial de formação de professores, muito conhecido como Formação Pedagógica R2

Sendo uma Licenciatura de curta duração, o curso busca ampliar as possibilidades de atuação de profissionais que já contam com um nível superior completo, por meio da capacitação necessária para lecionar. 

Isso é possível porque as horas e matérias do primeiro diploma podem ser aproveitadas para habilitar o profissional a dar aulas sem precisar cursar novamente uma graduação. Assim, você pode lecionar na área que já tem habilitação de bacharel ou técnico.

Quem pode fazer uma Formação Pedagógica?

Para cursar uma Formação Pedagógica você precisa ser formado, ou seja, ter um diploma de Bacharel ou Tecnólogo. 

Não é preciso ser formado na área da disciplina escolhida para o curso: é necessário apenas haver uma compatibilidade entre a primeira graduação e a área que ele escolheu para o curso de complementação pedagógica. 

A instituição escolhida para a nova formação é quem fica responsável por verificar essa compatibilidade para o aluno.

Qual a diferença entre Licenciatura e Formação Pedagógica?

A diferença está no público-alvo, uma vez que o principal objetivo é oferecer a Formação Pedagógica para não licenciados de maneira mais rápida, já que o profissional possui um conhecimento técnico e precisa apenas se capacitar para lidar com questões educacionais e didáticas.

Quais as vantagens de cursar uma Formação Pedagógica?

Entre as vantagens, podemos citar: 

Quem tem Formação Pedagógica pode fazer concurso?

Sim! Quem está cursando uma Formação Pedagógica poderá concorrer a vagas em concursos públicos para professores da rede municipal e estadual de ensino. 

Além de dar um up no seu currículo com um novo diploma, você pode dar um up na sua carreira e conquistar a estabilidade financeira com um cargo público.

Benefícios de fazer uma Formação Pedagógica e trabalhar como professor

Fazer uma formação pedagógica e ingressar na carreira de professor não apenas oferece oportunidades profissionais gratificantes, mas também proporciona uma série de benefícios, entre eles:

1. Oportunidade de aprender sempre e manter-se atualizado

Para ser capaz de educar crianças e adolescentes, um professor precisa estar atualizado de tudo. Não apenas do que envolve a matéria que está lecionando, mas do que acontece no mundo e de outros assuntos que podem interessar aos alunos.

Por isso, trabalhando como docente, você estará sempre estudando e aprendendo mais sobre diversos temas. 


2. Mercado escasso de profissionais capacitados

A pesquisa "Effective Policies for Teachers: Understanding PISA" da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) destaca a necessidade de professores bem preparados nas salas de aula. 

No Brasil, apenas 29% dos professores de ciências possuem formação especializada na área. Isso significa que o aluno, quando formado, terá mais chances de conseguir passar em um concurso público e colocar o diploma em prática.

3. Trabalhar com pessoas diferentes 

Ser professor é ter a oportunidade de lecionar para diversas turmas diferentes, com pessoas e histórias diversas. Não apenas os alunos, mas os colegas de trabalho também. 

Nesse sentido, para quem gosta de conversar e conhecer gente nova, é uma opção perfeita!

Quanto ganha um professor?

O salário de um professor pode variar muito de acordo com a cidade, tempo de experiência, disciplina e formação, por exemplo. 

Porém, o piso salarial costuma variar entre R$1.200 e R$2.000. Sendo assim, quanto mais títulos, certificados e diplomas um professor vai acumulando durante a carreira, mais chances ele tem de ganhar aumentos e promoções. 

Estude na UniBF

No Centro Universitário UniBF você encontra cursos de Formação Pedagógica para as mais diversas áreas, com conclusão a partir de seis meses e até, no máximo, 1 ano e meio. 

Isso porque nossas aulas são intensas e objetivas, proporcionando um estudo mais ágil ao aluno.

Na UniBF, você cursa Formação Pedagógica EAD de forma 100% online, de onde e quando quiser, no seu ritmo. Além disso, conta com uma plataforma interativa e didática que proporciona uma aprendizagem diferenciada. 

Se você se interessou em saber mais sobre os nossos cursos, não perca mais tempo, inscreva-se em nosso site ou entre em contato neste link do WhatsApp

Alavanque sua carreira e se prepare para um futuro de sucesso. 

Estamos aguardando você!