Atendimento via WhatsApp

Acessibilidade

Zoom

magnifyingminus magnifyingplus

Contraste

contrast
accessibility

Entenda o que é inteligência emocional

18 de agosto de 2021

ilustracao

Você sabe o que é inteligência emocional? Esse termo vem ganhando destaque nos últimos anos. Muitos especialistas em saúde mental e recursos humanos até mesmo colocam a habilidade de ter inteligência emocional, como fator mais importante do que conhecimentos específicos para as funções em uma empresa. 

Durante a vida, aprendemos que vários fatores definem uma pessoa bem sucedida. Por exemplo, qual carreira ela escolhe, quais cursos fez, onde estudou, quais bens tem… Entre outras coisas. Mas será que só isso basta para estar "bem na vida"? Nem sempre. E é sobre isso que vamos falar hoje. 

Se você está na fase de descobrir o próprio propósito ou de formar a sua carreira, este post é perfeito. 

Continue lendo e saiba mais!

O que é inteligência emocional?

Primeiramente, vamos entender o que é inteligência emocional. Basicamente, trata-se da capacidade de uma pessoa de lidar com diversas emoções e situações do dia a dia, das mais simples às mais desafiadoras. É receber a emoção que vem com um pensamento próprio, fala ou atitude de outra pessoa, refletir e raciocinar sobre essa emoção, para saber trabalhar em grupo e comunicar-se da melhor forma para todas as partes envolvidas. 

Embora possa parecer um conceito simples, na prática não é tão simples manter essa "plenitude". Os desafios do cotidiano fazem com que seja cada vez mais difícil desenvolver a inteligência emocional. Afinal, somos seres humanos e não robôs! 

Apesar de inicialmente não parecer, de modo geral, a inteligência emocional está completamente ligada ao sucesso profissional. Isso porque de nada adianta estar na melhor posição da empresa, com o melhor salário, diploma superior e boas especializações, mas não saber lidar com suas emoções, necessidades e com seus colegas de trabalho, pressão e superiores.  

No final das contas, uma coisa está ligada à outra. 

5 dicas simples para desenvolver a inteligência emocional

Agora que você já entendeu o que é a inteligência emocional, vamos te ajudar a desenvolvê-la, com dicas práticas. Afinal, deu para perceber que é algo muito importante para uma vida — e carreira! —  feliz, não é mesmo? 

Por isso, acompanhe essas 5 dicas e saiba mais sobre o assunto!

1. Observe o seu comportamento

Basicamente, o que isso quer dizer: mantenha o equilíbrio entre a razão e a emoção. Principalmente no ambiente corporativo, onde passamos a maior parte do nosso dia, e às vezes deixamos as emoções à flor da pele. 

Porém, é necessário tomar cuidado. Isso porque, no trabalho, tudo tem consequências, e muitas delas são graves. Então, observe o seu comportamento e nessa análise, seja justo e reconheça se houver comportamento que pode ser mudado. Muitas vezes, imediatamente nos defendemos e não aceitamos que cometemos um erro. Está aí algo a ser trabalhado: o comportamento de resiliência. 

Assim você entende melhor o que é a inteligência emocional. Através do autoconhecimento, podemos aprender a controlar nossos impulsos.

2. Aprenda a lidar com as emoções negativas

Nem sempre as experiências no mundo corporativo serão positivas. Isto é um fato. Dessa forma, torna-se necessário saber lidar quando as emoções negativas tomam conta. É inevitável sentir frustração, raiva e até inveja. Porém, o importante é não deixar que essas emoções tomem conta e estraguem o seu dia e assim, interfiram na qualidade do seu trabalho. 

Sem esse cuidado e com a soma das emoções negativas por um certo tempo, elas podem tomar conta da semana, do mês, do ano… E do emprego.

Ou seja, se você recebeu um feedback negativo, por exemplo, ou alguém da sua equipe foi promovido antes que você, dê um passo para trás e reflita. Pergunte-se: “o que eu posso fazer com essa informação? Em que pontos posso melhorar? Como posso reverter isso?”

3. Seja empático

Não tem como conviver com outras pessoas no ambiente de trabalho sem ter empatia. Afinal, você lida com outras pessoas, outras histórias todos os dias. E, uma hora ou outra, vai precisar oferecer seu apoio. Nessas horas, colocar a inteligência emocional em prática é a chave.

E isso pode ser manifestado de várias formas. Por exemplo: ajudar um colega mais velho que não entende muito sobre uma tecnologia mais nova. Ou oferecer críticas construtivas para os colegas, quando eles pedirem. Dessa e de outras formas, você contribui para um ambiente mais harmônico!

4. Administre a sua ansiedade

Acredite se quiser: ter ansiedade é mais comum do que se imagina no ambiente de trabalho. Não significa que é o certo, claro. Afinal, todos deveríamos estar relaxados com as nossas funções. Porém não é sempre o que acontece. Muitas vezes, a ansiedade pode ser paralisante devido ao susto com a quantidade de tarefas a fazer, mas sem saber por onde começar. 

Dessa forma, aprender a administrar essa ansiedade é essencial. Ou seja, amenizar os efeitos no dia a dia. Você pode fazer isso através de uma gestão de tempo mais eficiente. Na hora do desespero, quando achar que não vai dar conta de nada, pare um pouco. Liste tudo o que tem para fazer. Defina prazos, caso já não tenha. E analise a sua situação. 

Será que realmente não vai dar tempo? Talvez seja necessário pedir ajuda aos colegas para que tudo seja entregue. 

5. Busque novos aprendizados

Muito mais do que lidar com as situações com o aprendizado que você já tem, é necessário estar em um estudo constante. Por isso a nossa recomendação é: procure cursos novos sempre que puder.

Construir um plano de carreira pode te dar novas perspectivas para o futuro!

Conheça nosso Guia da Pós-Graduação!

Agora que você já entendeu o que é inteligência emocional, está na hora de colocar em prática. Desenvolver essa habilidade, vai ajudar você a se sentir melhor no ambiente de trabalho e ajudar também os seus colegas a se sentirem confortáveis e até mesmo, verem você como uma figura de líder! 

E não é apenas em uma empresa privada que a inteligência emocional é válida. Na esfera de instituições públicas ela é uma habilidade mais que essencial. Afinal, você precisa lidar com as necessidades do setor da sociedade que atende, com seus colegas, superiores e com a burocracia pública.  

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e que consiga cultivar um ambiente de trabalho mais tranquilo. 

Além de trabalhar a sua inteligência emocional no trabalho, que tal elevar a sua carreira com uma especialização? 

Faça sua pré-inscrição em um de nossos cursos.