O LinkedIn é a rede social focada em negócios. Com 600 milhões de usuários pelo mundo e presente em mais de 200 países, é a melhor opção para quem quer visibilidade profissional.
A rede reúne grandes gestores,empresários, recrutadores, estudantes, além de dicas de carreira e pesquisas.Ou seja, ter uma conta na plataforma possibilita contato com parceiros, colegasde trabalho, futuros empregadores e novas oportunidades de trabalho.
De acordo com informações doLinkedIn, o Brasil está na terceira posição entre o país com mais usuários(aproximadamente 30 milhões), ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.
Com todos esses dados, não temcomo ficar de fora da rede, não é mesmo? Mas é preciso cuidado com o quepublica e com a imagem transmitida.
Para isso, separamos 6 dicas de como ter um bom perfil e como utilizar a rede da melhor forma:
Uso de fotos e imagens apropriadas
Aquela famosa frase “a primeiraimpressão é a que fica”, é levada a sério no LinkedIn. Por isso, escolha a suamelhor foto, mas não as que você está viajando e em festas, que são postadasnas outras redes.
Opte por fotos mais sérias, comfundo neutro e também com qualidade na resolução.
A imagem de capa também é importante. Então, escolha uma foto que tem a ver com você, com a sua profissão ou com a área que atua.
Criação de um bom resumo
O resumo do seu perfil é umaparte muito importante, já que é onde as pessoas que entrarem vão bater o olhono primeiro momento. Por isso, coloque suas melhores informações e experiênciasmarcantes.
Esta área, na plataforma,permite mais flexibilidade e a publicação de mais detalhes do que em um currículonormal, por exemplo, mas cuidado com exageros.
Fale brevemente sobre a sua formação, sua área de trabalho, experiência, interesses e motivações. Citar projetos e atividades voluntárias também é uma boa neste espaço.
Perfil completo e atualizado
Formação
Segundo o próprio LinkedIn, osperfis completos ganham 21x mais visualizações, 36x mais mensagens e 9x maispedidos de conexão. Dessa forma, é essencial publicar em todos os campos ecolocar todas as suas informações profissionais na plataforma.
Na aba sobre a sua formação,publique os cursos que já fez e que estão em andamento. Não deixe deacrescentar atividades como empresa júnior, diretório acadêmico, representantede turma, prêmios, publicações acadêmicas e outros detalhes que chamam a atençãoem cada curso que concluiu.
Deixe claro também a suafluência em idiomas.
Experiência
Conte em detalhes quaisatividades já realizou em seus trabalhos e quais exerce atualmente. Isso podeser um ponto crucial para um recrutador ou gestor te achar na rede e seinteressar pelo seu trabalho.
Além disso, também publiquesobre vivências no exterior. Adicionar links com arquivos de projetos, estudose apresentações que mostrem suas realizações onde trabalha pode prender aindamais a atenção de recrutadores. Essa ação é importante para criar o seuportfólio na rede.
Não deixe de preencher a aba “habilidades”, além de utilizar boas palavras-chaves, isso complementa o perfil e possibilita encontrar vagas na sua área.
Publicações com conteúdo
O LinkedIn é muito mais que um “currículo online”. Porisso, não basta criar um perfil, é necessário postar conteúdo e compartilharnovidades. Então, dedique um tempo para fazer posts de qualidade na rede.
Poste sobre reuniões, cursos, workshops, premiações epalestras que participa. Isso faz que com você tenha presença online nacomunidade profissional.
Posts motivacionais, dicas, novidades, dados úteis da suaárea e conteúdos sobre a empresa em que trabalha também são uma boa pedida paraa rede.
Links de sites com informações relevantes e artigos dasua área podem ser repostados junto com um comentário ou opinião sobre oassunto.
Quanto mais você publicar, mais os seus posts aparecerão no feed das suas conexões. Isso significa que é importante estar sempre antenado nas novidades, engajado nos posts e desfrutar de todos os benefícios da rede. Tenha uma dedicação diária com ela.
Atenção com as conexões e recomendações
Nas outras redes sociais, adicionamos “amigos”, já noLinkedIn, são conexões. É necessário não se preocupar apenas com a quantidadedelas, mas sim com a qualidade.
Por isso, busque se conectar com colegas de trabalho,antigos colegas de sala e de trabalho, profissionais da sua área e pessoas quevocê admira profissionalmente.
Recomendações no perfil são sempre bem-vindas. Escreva para colegas, antigos parceiros e peça para te enviarem também. Boas referências dão um up no perfil.
Seja ativo nos grupos e publicações
A rede possibilita que vocêparticipe de grupos. Seja ativo nos da sua área. É uma ótima oportunidade paravocê conhecer novas pessoas e ser reconhecido por elas também.
Interagir com pessoas com osmesmos interesses e áreas de formação e de trabalho podem render bons frutos.Por isso, faça comentários e reaja aos posts nos grupos.
Tire um tempo também paracurtir e comentar posts das suas conexões no seu feed. Isso pode incentivar queeles comentem as suas publicações e também aproxima vocês.
Tome cuidado com o que comentae o que impõe. Brigas e discussões desnecessárias podem ser evitadas na rede.
Essas são algumas dicas paramontar um bom perfil, utilizar a rede da melhor forma e avançar na carreira.
Não se esqueça de semprecontinuar ativo. Fazer cursos para enriquecer o seu currículo e o perfil sãoótimas iniciativas.
O conhecimento e a bagagem dasexperiências acadêmicas são essenciais. Atualizações são necessárias, já que omercado de trabalho está sempre mudando.
A tecnologia possibilita oestudo á distancia e oportuniza a necessidade de prosseguir estudando,conectando áreas e agregando conhecimento.
Estude na UniBF:
A UniBF tem o compromisso de te mostrar os melhores caminhos para um futuro promissor. Por isso, conheça as nossas pós-graduações! São mais de 800 opções de cursos de pós, intensivas e totalmente online.
Oferecemos cursos nas áreas de educação, gestão, saúde, engenharia, direito, arte, entre muitas outras! Visite o nosso site e confira o seu curso desejado e sua grade curricular. Escolha o seu caminho para se tornar um profissional do futuro com a gente!
Quer falar conosco?
Entre em contato através do chat online aqui no nosso site, pelo WhatsApp ou nas nossas redes sociais: Facebook e Instagram.