A Gestão Comercial é uma área extremamente necessária para as empresas, pois é ela que gerencia as vendas do negócio em diversos âmbitos.
Assim, o gestor comercial é o profissional que administra o setor comercial, gerenciando o time de vendas, realizando pesquisas de mercado, tendo contato com clientes e propondo iniciativas comerciais em conjunto com outros setores.
Você está interessado nessa área? Deseja saber quais são as atividades de um gestor comercial e como pode se tornar um? Então este post é para você!
Neste texto, vamos explicar tudo sobre a Gestão Comercial, desde formação até salário e mercado de trabalho. Confira:
O que é Gestão Comercial?
Gestão Comercial é a área que lida com todas as transações comerciais da empresa e todos os processos que envolvem a promoção e venda dos produtos e serviços do negócio.
Esses processos envolvem desde o planejamento e controle das vendas até a integração entre os demais departamentos como financeiro, marketing, logístico e administrativo. Ou seja, perpassa as principais áreas da empresa.
Por isso, quem trabalha com Gestão Comercial interage com diversos setores e precisa da expertise de várias áreas para contribuir com o seu trabalho.
Assim, o gestor comercial fica responsável por administrar as vendas por meio da elaboração, execução e acompanhamento de estratégias comerciais.
Em quais áreas um gestor comercial pode atuar?
Um profissional formado em gestão comercial pode atuar em diversos setores da organização, uma vez que essa área é muito abrangente e suas atividades influenciam todo o negócio. Confira algumas:
Definir as metas de vendas
O gestor comercial pode definir as metas de vendas da empresa, com base em uma análise das tendências do mercado e nas expectativas da empresa.
Acompanhar as vendas
Ele deve acompanhar as vendas realizadas pela equipe, analisando o desempenho dos vendedores e identificando os pontos fortes e de melhoria. Com base nessas informações, ele pode propor treinamentos para aprimorar as habilidades dos vendedores e melhorar o desempenho da equipe.
Desenvolver estratégias de vendas
O gestor comercial deve desenvolver estratégias de vendas para alcançar as metas estabelecidas pela empresa. Essas estratégias podem e devem estar desenhadas em conjunto com outros departamentos, como Marketing, para acelerar os resultados do time.
Além disso, as estratégias comerciais podem incluir:
• Aumento do ritmo de vendas;
• Acompanhamento de resultados;
• Elaboração de metas da equipe de vendas;
• Capacitação dos vendedores;
• Desenvolvimento de campanhas comerciais.
Gerenciar a equipe de vendas
O gestor comercial é responsável por liderar a equipe de vendas, motivando os vendedores e garantindo que eles estejam alinhados com os objetivos da empresa. Ele também deve fornecer feedback constante para a equipe, reconhecendo o bom desempenho e apontando oportunidades de melhoria.
Analisar o mercado
O gestor comercial deve estar sempre atento às tendências do mercado e às mudanças no comportamento do consumidor. Isso ajuda a identificar novas oportunidades de negócios e a adaptar as estratégias de vendas da empresa de acordo com as demandas do mercado.
Gerenciar o relacionamento com os clientes
O gestor comercial é responsável por garantir que a empresa mantenha um bom relacionamento com os clientes, garantindo a satisfação dos mesmos e o atendimento de suas necessidades. Ele pode desenvolver programas de fidelização e outras ações para garantir a fidelidade dos clientes.
Qual o salário de um gestor comercial?
De acordo com o portal Vagas.com, o salário médio de um gestor comercial é de R$ 4.709,00. Inicialmente, esse profissional ganha em torno de R$ 3.100,00, podendo chegar até R$ 7.083,00.
No entanto, é comum que em várias empresas haja uma bonificação extra por metas, então quanto mais vendas forem feitas, maior será a remuneração ao final do mês.
Como se tornar um gestor comercial?
Para se tornar gestor comercial existem alguns caminhos. Um deles é começar a trabalhar na área comercial nos cargos de assistente, representante comercial ou vendedor e, dessa forma, adquirir experiência.
Assim, você desenvolverá a expertise prática da área e terá a oportunidade de se tornar um gestor bem preparado.
Esse é um caminho que pode ser feito, porém pode levar anos até se realizar. Diante disso, a opção mais certeira é através do ensino superior na área.
É comum quem deseja trabalhar com gestão comercial estude Administração ou Marketing e, posteriormente, faça uma Pós-Graduação ou MBA especificamente em Gestão Comercial.
Outra possibilidade, é fazer direto um curso Tecnólogo em Gestão Comercial, assim a pessoa já se torna graduada na área e tem contato mais próximo com o mercado de trabalho dessa profissão.
Qual o melhor curso para se tornar gestor comercial?
Como demonstramos, existem diversas possibilidades para quem deseja se tornar gestor comercial. Logo, cada modalidade terá uma ênfase diferente, veja as possibilidades:
Tecnólogo em Gestão Comercial
Esse curso é uma Graduação, isso significa que a pessoa terá que fazer um Trabalho de Conclusão de Curso e obterá um diploma de ensino superior quando finalizar.
Geralmente, o tecnólogo nessa área tem duração de dois anos e é ofertado na modalidade presencial.
Porém, aqui na UniBF esse curso pode ser feito na modalidade EaD e concluído a partir de 1 ano e meio. Isso porque o estudante pode adiantar disciplinas e módulos, diminuindo assim a duração do curso.
A grade curricular do Tecnólogo em Gestão Comercial inclui matérias como:
• Teoria e Fundamentos da Gestão;
• Matemática Aplicada;
• Comportamento do Consumidor;
• Planejamento de Marketing;
• Gestão de Projetos;
• Pesquisa de Mercado;
• Relacionamento com Clientes.
Pós-Graduação em Gestão Comercial
A Pós-Graduação na área é um curso a nível de especialização, que aborda conhecimentos mais específicos da área. É ideal para pessoas que já possuem Graduação e querem expandir seus conhecimentos com o objetivo de atuar na área comercial.
Essa modalidade não exige TCC para conclusão e possui duração de 2 anos, em média. Mas aqui na UniBF, o estudante tem a opção de concluir em menos tempo, a partir de 4 meses.
Isso porque o curso é a distância e o estudante consegue organizar suas demandas para estudar os conteúdos em menos tempo do que o normal.
A grade curricular inclui:
• Comunicação Corporativa;
• Gestão Estratégica Organizacional;
• Empreendedorismo.
MBA em Gestão Comercial Varejo e Serviços
O MBA é, por definição, uma formação voltada para o mundo corporativo. Nessa modalidade o estudante aprende com cases de outras empresas e foca os estudos em habilidades administrativas. Também não possui TCC obrigatório.
É indicada para profissionais que já possuem algum tempo de experiência no mercado de trabalho da gestão comercial, uma vez que o aprendizado é voltado para a prática do dia a dia.
Essa modalidade também pode ser ofertada na modalidade presencial ou EaD, com duração de 18 a 24 meses geralmente. Porém, aqui na UniBF, o curso pode ser concluído a partir de 4 meses, assim como a Pós-Graduação.
Confira algumas das disciplinas da grade curricular:
• Gerenciamento do Atacado e Varejo;
• Gestão Comercial;
• Ética e Responsabilidade Social e Profissional;
• Comunicação Corporativa.
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