A diferençaentre as áreas de Gestão de RH e Gestão de Pessoas ainda é uma dúvida frequentepara algumas pessoas. Mas é necessário ter conhecimento sobre cada um dessessetores.
Asduas áreas se complementam e desempenham papeis importantes e distintos dentrode uma instituição, já que os resultados e o sucesso de uma empresa dependemdos seus colaboradores.
Deforma resumida, o RH é a ponte do relacionamento entre o funcionário e aempresa e a Gestão de Pessoas tem o objetivo de desenvolver competências.
Se vocêdeseja entender melhor essa relação, acompanhe nosso artigo sobre as duasáreas. Boa leitura!
Gestão de Recursos Humanos (RH)
Apartir da década de 80, as instituições entenderam que precisavam cuidar dosfuncionários para ter resultados cada vez melhores. Para isso, o setor de RHtem a missão de elaborar e buscar estratégias de manter relações saudáveisentre todos os colaboradores.
Ofoco principal da área é o gerenciamento dos funcionários de uma empresa. Dessaforma, o setor é responsável pela contratação das pessoas que atuam naorganização, e também pelo planejamento para o preenchimento de um determinadocargo na instituição.
Alémdisso, o setor também tem as responsabilidades de alinhar os funcionários comas políticas da instituição, promover treinamentos, planejar carreiras, cuidarcom as relações trabalhistas e reduzir a taxa e turnover, ou seja, a taxa derotatividade de pessoas dentro da empresa.
Acompanhamento e qualidade de vida
Osprofissionais de RH também têm a missão de acompanhar não só o trabalho eresultados dos colaboradores, mas também as atividades relacionadas à qualidadede vida, saúde, benefícios e segurança.
Osetor também promove e planeja as atividades relacionadas à qualificação,orientação e avaliação de desempenho e comportamento dos funcionários.
Com osetor de recursos humanos preparado, é possível formar equipes alinhadas com asdiretrizes e a cultura organizacional da empresa. Dessa forma, a atuaçãoeficiente, rápida e eficaz e focada em resultados dos colaboradores égarantida.
Gestão de Pessoas
Osetor de Gestão de Pessoas tem o objetivo de desenvolver os colaboradores esuas habilidades. Esta área busca a otimização e melhoria das competências ecapacidades, inclusive no âmbito pessoal.
É responsabilidadedo setor guiar os profissionais para maiores oportunidades na carreira,possibilitando mais planejamento em suas decisões.
Dessaforma, o setor tem grande responsabilidade na formação dos funcionários, paradesenvolver o crescimento da empresa e do próprio profissional.
Desenvolvimento e desempenho
Ouseja, a Gestão de Pessoas está relacionada com o desenvolvimento e o desempenhode cada colaborador, com a importância de cada um para a instituição. Trata-sede uma atividade de valorização pessoal.
Estaárea não precisa e nem deve ser restrita a um departamento específico. Todas aslideranças podem exercer essa função com suas equipes, para que se mantenhamengajados e em harmonia.
Entreas principais atividades da área estão: conhecer os perfis dos colaboradorespara adequá-los às funções exatas, engajar equipes, oferecer feedbacks constantes,reconhecimento por meio de elogios ou prêmios, contabilização dos resultados,promoção de integração entre os departamentos e inovações na dinâmica detrabalho.
Principais diferenças das áreas
O RHplaneja as estratégias macro para a empresa, enquanto o setor de gestão depessoas age diretamente no engajamento do colaborador, sendo o guia dosprofissionais.
Nahora de contratar um novo funcionário, por exemplo, área de Gestão informa aoRH as competências e características que são necessárias para a vaga. Dessaforma, o RH planeja o processo de recrutamento para encontrar o perfil para ocargo.
Quandoos colaboradores estão com algum problema, a gestão de pessoas identifica eanalisa e passa ao setor de RH, que executa as estratégias necessárias, sejamnovos benefícios, incentivos financeiros, etc.
Capacitação
Pararealizarem seus trabalhos e colaborarem com o sucesso dos funcionários e daempresa, é essencial que os profissionais das áreas de RH e Gestão de Pessoastenham capacidade de planejamento e liderança, facilidade de trabalho emequipe, além de criatividade e dinâmica.
Assim,é importante ter desenvoltura para promover os funcionários certos e solucionarconflitos. Além de ter especialização na área e sempre se atualizar para estarpreparado para as demandas do mercado de trabalho.
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