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Mulheres na educação: Dia nacional da mulher

05 de maio de 2020

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As mulheres possuem destaque nas maisdiversas áreas, e deixaram de estar limitadas ao âmbito privado há muito tempo.Segundo o Censo Escolar de 2018, estimou-se que 80% dos 2,2 milhões dedocentes da educação básica brasileira são do sexo feminino; isso é, a grandemaioria do time dos educadores nacionais, são as mulheres!



SegundoMargaret Fuller - jornalista e defensora dos direitos da mulher - em sua fraseinspiradora: “Se você tem conhecimento,deixe os outros acenderem as suas velas nele.” o conhecimento precisa sercompartilhado; e nesse artigo, iremos homenagear essa atitude.



Caso você ainda não saiba, no dia 30 de abril foi comemorado o dia nacional da mulher, e sendo elas as componentes essenciais para o desenvolvimento da educação no Brasil, resolvemos criar esse conteúdo para explanar algumas heroínas nacionais que contribuíram nessa área. Confira:



* Mariazinha Fusari



MariaFelisminda de Rezende e Fusari (1940-1999) foi professora universitária na USP(Universidade de São Paulo). Além de doutora em Psicologia Educacional, foiconsiderada - e é, até hoje - um dos grandes nomes para o campo da Educomunicação.



Suapesquisa de mais relevância teve como objeto a relação e os impactos entre osmeios de comunicação e as crianças, o que desencadeou um rico estudo sobre asmídias digitais na formação dos professores.



Ademais,sua produção científica influenciou - não só o estado de São Paulo - mas o paísinteiro.



* Êda Luiz



Apedagoga Êda Luiz, que também desempenhou a função de professora por 35 anos,foi a responsável pela criação do projeto educacional CIEJA, uma instituição de ensino básico focada nas necessidades dosalunos.



Aochegar em Campo Limpo (SP), a pedagoga logo deu início a um processo dereconhecimento dos espaços de mobilização já existentes no bairro onde a escolaestá inserida e, com isso, aproximou-se dos moradores, para que, assim, asatividades escolares estivessem em diálogo constante com as iniciativas já emcurso na comunidade.  



Dessamaneira, Êda se destacou não só na educação, mas também no âmbito social; aopriorizar o ensino de crianças e adultos necessitados.



* Clarice Lispector



Chaya Pinkhasovna Lispector (1920-1977), naturalizada brasileira já aos 2 meses de idade, ganhouo nome Clarice. Lispector foi escritora e jornalista, além de ter sidoconsiderada um dos maiores nomes da literaturabrasileira na história.



A escrita de Clarice é singular por conter uma forma intimista e processos de epifania; além de ter construído mais de 15 obras de sucesso, como A Hora da Estrela, por exemplo, seus livros revolucionaram a literatura nacional e instigaram a sociedade - não só de sua época, mas também a de agora - a um pensamento mais rico e crítico, e isso envolve os textos jornalísticos da autora também.



As obras de Lispector estão inseridas em praticamentetodas as matrizes curriculares - do ensino básico ao superior - visto que aescritora possui tanto obras de literatura infantil, quando obras filosóficas eexistencialistas.



* Nísia Floresta



Nísia(1810-1885) foi uma das pioneiras na luta pela educação das mulheres no Brasil;e estudou em um convento de carmelitas em Pernambuco, onde teve contato comideais liberais.



Foieducadora, escritora, feminista e abolicionista, além de ser uma grandeexpoente na escrita dos direitos dasmulheres, quando fundou uma escola para meninas no Rio de Janeiro.



Inclusive,seu primeiro livro foi publicado aos 22 anos, e intitulado: “Direitos das mulheres e injustiça doshomens”, já que Nísia vivia em meio ao II Reinado, período em que asmulheres eram amplamente discriminadas.



Devidoa todos esses fatores, Nísia Floresta foi considerada a primeira educadoranacional, defensora ao acesso da educação científica por parte do públicofeminino.



* Cecília Meireles



CecíliaBenevides de Carvalho Meireles (1901-1964)nasceu no Rio de Janeiro, e é nomeada pelos brasileiros de “Poeta Maior”. A escritoratambém desempenhou as funções de educadora, tradutora, cronista e folclorista.



Suaprincipal contribuição foi na esfera da culturabrasileira, já que seus poemas foram um marco para a literatura, e sãoestudados até hoje em todas as escolas. Um dos destaques foi seu livroEspectros, cuja magnificência impactou a sociedade nacional - e tambéminternacional - pois seus livros foram traduzidos para os mais diversosidiomas.



Cecíliarecebeu o prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira deLetras, e além de brilhar como poeta, ela também atuou como diretora de escola,no Rio de Janeiro.



* Lygia Fagundes Telles



Lygiade Azevedo Fagundes (1923-) é um dos principais nomes do pós-modernismobrasileiro, e escreveu diversos contos e romances de renome. A autora temdestaque por explorar em suas obras, tanto a psicologia feminina, quanto anarrativa intimista, característica de seus contos.



Lygiafoi a primeira mulher brasileira a ser indicada ao Prêmio Nobel da Literatura,e sua contribuição cultural resultou em várias adaptações para o cinema,novelas e peças de teatro.



Aescritora é considerada a “Primeira Damada Literatura” e foi uma das revoluções do século XX, pois suas obrasincentivaram as mulheres brasileiras a lutarem por seus direitos edesenvolverem o intelecto.



* Nise de Silveira



Nise(1905-1999) foi uma psiquiatra alagoana, cujo trabalho revolucionou o tratamento dos doentes mentais noBrasil.



Amédica se rebelou contra os tratamentos violentos de choque, e defendeu ahumanização para a cura da “loucura”, que usava majoritariamente da arte paratratar os pacientes.



Suaprincipal contribuição pode ser vista no Museu de Imagens do Inconsciente -localizado no Rio de Janeiro - cujas obras fizeram parte do tratamento dospacientes esquizofrênicos da doutora. Nise é considerada uma das mulherespioneiras na psicologia, e ao se formar em medicina, no ano de 1926, era  a única mulher em uma turma de 157 alunos.



Inclusive,a história dessa heroína foi retratada no filme “Nise - O coração da loucura”, onde a vida da psiquiatra foihomenageada.



* Maria Victória Benevides



MariaVictoria de Mesquita Benevides Soares é uma socióloga de destaque no Brasil. A estudiosa tem especialização no  campo da Ciência Política e do Direito, bemcomo nos temas da História Política brasileira e da Educação.



Além de ter sido diretora epesquisadora sênior do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC- de1977 a 1985, também atua como professora universitária na USP, onde leciona adisciplina de sociologia e oferece cursos sobre democracia e direitos humanos.



Maria é considerada militante dosdireitos humanos, e participa de órgãos públicos e entidades civis voltadospara essa área.



* Elisa Frota-Pessoa



Elisa (1921-2018) foi uma dasprimeira mulheres formadas em Físicano Brasil; além de ter se formado em Engenharia e Filosofia. A cientista foi umdos grandes nomes para a contribuição da educação nacional, ao entrar para afaculdade em um curso considerado por todos uma “carreira de homem”.



Ela participou de um passoimportantíssimo na institucionalização da Física no país, pois contribuiu, em1949, na fundação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Ademais,Elisa foi detida durante o regime militar, mas não estagnou suas pesquisas,levando seus estudantes para outra universidade; após o período totalitário terpassado, foi readmitida no CBPF, onde continuou seu trabalho até se aposentar.



* Jaqueline de Jesus e Ester Sabino



Jaqueline e Ester são duas cientistasbrasileiras, cujo trabalho foi a sequenciaçãodo genoma do novo Coronavírus, esse ano.



Essas duas mulheres são pesquisadorasna USP, e tiveram essa grande descoberta utilizando a técnica trazida para oBrasil há quatro anos, durante o Zika Vírus.



Em suma, embora outros países tenham levado cerca de duassemanas para fazer o sequenciamento do coronavírus, as pesquisadorasbrasileiras concluíram em dois dias; pois já houve a previsão de que cedo outarde, a doença chegaria no Brasil.



A importância das mulheres nodesenvolvimento da educação



Porfim, destaca-se a importância riquíssima do público feminino na educaçãonacional. Todas as mulheres citadas são apenas exemplos de um grupo enorme deheroínas, que não influenciaram apenas na área da educação, mas em todas asáreas.



Concluiremoscom uma citação de uma das mulheres homenageadas, a escritora ClariceLispector:



“E como nasci? Por um quase. Podia ser outra. Podia ser um homem. Felizmente nasci mulher. E vaidosa. Prefiro que saia um bom retrato meu no jornal do que os elogios.Tenho várias caras. Uma é quase bonita, outra é quase feia. Sou um o quê? Um quase tudo.”



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