O enfermeiro home care - também chamado de assistente domiciliar - é o profissional que atua no domicílio do paciente. De modo geral, essa área da saúde oferece uma opção alternativa à hospitalização, visto que essa acontece na própria casa do paciente.
Como esse tipo de serviço é adaptável à realidade de cada paciente, essa forma de tratamento é bastante aprovada por quem recebe.
Assim, a enfermagem domiciliar tem sido uma preferência para os pacientes, muitos deles portadores de doenças crônicas, e que contratam o enfermeiro home para zelar pelo seu bem estar no cotidiano.
Ainda em relação ao crescimento desta área, em um estudo realizado pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o crescimento da demanda por atendimento domiciliar foi de 360% nos últimos 6 anos. Isto é, o enfermeiro home care é um profissional cada vez mais requisitado, tendo em vista o cenário em que estamos inseridos, em que o isolamento social é uma realidade.
Se você é um profissional da enfermagem e se interessou por essa área de atuação, ou se deseja saber mais sobre a internação domiciliar e a realidade do home care, preparamos um conteúdo completo para te explicar tudo! Acompanhe com a gente!
Home Care: como funciona?
Como já mencionamos, a técnica de home care consiste no atendimento especializado na casa do paciente, podendo ser um atendimento domiciliar ou até mesmo a internação domiciliar.
No geral, esse tipo de serviço é direcionado para crianças, pacientes portadores de deficiências, doentes crônicos e idosos, visto que esse é um público em que há uma dificuldade maior para sair de casa.
Assim, ao ser contratado, o enfermeiro home care inicia a sua assistência médica, segundo todas as regras advindas do Conselho Federal da Enfermagem, as quais discorreremos detalhadamente nos próximos tópicos.
Essa assistência é composta por algumas fases, sendo elas:
Diagnóstico de enfermagem:
No primeiro contato, tem-se o diagnóstico. Como o atendimento domiciliar consiste em um acompanhamento, cabe ao profissional da saúde perceber qual o tratamento mais adequado para a condição do paciente, bem como a frequência das visitas em home.
Planejamento dos resultados estimados:
Como já comentamos, o serviço de enfermagem home care é muito mais flexível, e pode se adaptar ao paciente que está sendo atendido.
Por isso, após realizar o diagnóstico, cabe ao profissional estabelecer um planejamento e prever os resultados, para assim reunir todas as técnicas de tratamento para esse objetivo.
Implementação da assistência:
Após o planejamento, é estabelecida uma equipe de saúde, necessária para cada caso.
Em situações de doenças crônicas, por exemplo, há certos tratamentos que exigem um cuidado especial. Na maioria das vezes, esses casos são os pacientes portadores das doenças raras, as quais não há um diagnóstico rápido, e apresentam sintomas diversificados.
Nessas situações, o trabalho do enfermeiro home care é tratar do bem estar do paciente, bem como proporcionar um retardamento aos sintomas.
Evolução e desenvolvimento do tratamento
O relacionamento entre o enfermeiro home care e o paciente é muito importante, e por vezes bastante afetuoso, já que esse acompanhamento resulta em muito companheirismo e cumplicidade.
No decorrer da evolução e melhoria do paciente, bem como o andamento do tratamento, o profissional da saúde vai avaliando a condição do paciente, como acontece bastante em casos de internação domiciliar.
Há casos em que a melhoria acontece, e assim, o enfermeiro home care não é mais necessário. Porém, na maioria das vezes, como os pacientes são idosos ou doentes crônicos, o auxílio do profissional da enfermagem é contratado por tempo indeterminado, e seu objetivo é proporcionar uma qualidade de vida melhor ao paciente, enquanto este passa pela doença.
Prognóstico
Por fim, também há casos em que o tratamento gera uma cura à doença do paciente. Nesse cenário, cabe ao enfermeiro realizar o prognóstico e finalizar a assistência domiciliar.
Essas cinco etapas são participantes do processo recomendado pela SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem).
Quais as atribuições de um enfermeiro home care?
Agora que você já sabe detalhadamente como funciona o atendimento domiciliar realizado pelo enfermeiro, vamos explicar algumas das atribuições necessárias e fundamentais que esse profissional precisa ter.
Como você deve se lembrar do início desse conteúdo, há alguns requisitos que os enfermeiros home care precisam seguir, segundo o Conselho Federal de Enfermagem. Entre eles, estão as regras de ética, como as seguintes:
Cultura, valores e crenças
Em primeiro lugar, esses três termos merecem muita atenção por parte do enfermeiro home care.
Apesar de o serviço estar sendo realizado dentro da casa do paciente, cabe ao profissional da enfermagem a permanência da ética e do respeito; ao iniciar o acompanhamento domiciliar, o enfermeiro deve deixar suas opiniões e crenças de fora do relacionamento com o paciente.
É função do enfermeiro home care o desenvolvimento do bem estar e da boa saúde do paciente, isto é, tanto física quanto mental e emocional.
Organizar, dirigir, acompanhar e avaliar
Esses quatro verbos são fundamentais e precisam ser aplicados no atendimento home care assistencial.
Além disso, todas essas etapas precisam ser desenvolvidas pautadas na ética e no respeito mútuo.
Assistência, administração, pesquisa e educação
Por fim, tem-se as atribuições mais conhecidas e ligadas ao trabalho do enfermeiro home care.
Ao realizar um atendimento domiciliar, cabe ao profissional realizar a assistência, a administração de todo o processo, a pesquisa científica relacionada à doença que está sendo tratada, bem como os métodos de tratamento, e também, a promoção de formas educativas direcionadas na qualidade de vida do paciente.
Se você se interessou pela profissão, preparamos algumas especificações técnicas relacionadas a ela. Confira!
Mercado de trabalho: quanto ganha um enfermeiro domiciliar?
Diferentemente do que se pensa de forma pragmática, a enfermagem home care não se limita apenas ao “cuidador de idosos”, mas pode envolver toda uma equipe multidisciplinar da área da saúde.
Além disso, há muitas opções para os profissionais que estão adentrando agora o mercado de trabalho. Apesar de a equipe ser chefiada por um enfermeiro graduado, os técnicos de enfermagem são de grande importância nesse processo, e por isso, são muito procurados atualmente.
Atualmente, o salário médio de um enfermeiro home care gira em torno de R$ 2-3 mil reais.
Tudo indica que essa profissão será ainda mais valorizada futuramente; por isso, fique atento!
Quem pode se tornar profissional home care?
Para finalizar, vamos te mostrar o caminho para se tornar um enfermeiro home care.
Como você já sabe, torna-se um enfermeiro por meio de uma graduação em Enfermagem, ou realizando o curso técnico, para assim receber o título de técnico em enfermagem.
Após essa formação, o mais recomendado é realizar a pós-graduação voltada para área. Existem diversos cursos que proporcionam essa especialização, como os seguintes:
● Gestão de Assistência Domiciliar e Home Care
Esses cursos são pós-graduações que você pode realizar acessivelmente, em sua casa ou no lugar que você desejar!
As pós da UniBF são totalmente online e possuem duração de alguns meses, para que você entre no mercado de trabalho conquistando os lugares que tanto deseja!
Para saber mais sobre os cursos, acesse aqui em nosso site! E se ainda ficou alguma dúvida, mande uma mensagem que iremos te responder prontamente!
Quer falar conosco?
Entre em contato conosco pelo WhatsApp ou nas nossas Redes Sociais: Facebook, Instagram e Twitter.