Exatamente hoje, no dia 4 de dezembro, é comemorado o dia mundial da propaganda! Em 2020, essa data especial passa a ter 50 anos, em que pessoas, empresas, marcas, publicitários e clientes, percebem que “a propaganda é a alma do negócio”, de fato!
Como essa data foi instituída em 1970, podemos considerar que hoje ela está completando suas “bodas de ouro”! Sendo assim, levando em conta que todas as bodas são especiais e devem ser tratadas com muita alegria, refinamento e festa, preparamos um conteúdo completo sobre a propaganda, para comemorarmos juntos.
Nesta festa, você receberá dicas incríveis de filme, livro, as nossas típicas curiosidades e algumas sugestões práticas também, para você que tem a sua própria empresa e deseja investir em publicidade; que tal?
Em comemoração ao aniversário de 50 anos do dia mundial da propaganda, prepare-se para conhecer um pouco mais do mundo gigantesco que são os anúncios, comerciais, jingles viciantes e textos que te fazem chorar! Vem com a gente!
Curiosidades Curiosas para os Curiosos de Plantão
Você sabia que o primeiro comercial da história foi veiculado em 1941, em algumas televisões de NY, cujos donos nem se deram conta da invenção que tinha acabado de nascer?
O VT desenvolvido para televisão foi criado para a marca de relógios Bulova, dos Estados Unidos.
Naturalmente, como o primeiro vídeo publicitário já existente, pode-se dizer que o “espetáculo” foi apenas uma vinheta - tremida - de 10 segundos, que mostrava o relógio e uma frase simples: “America runs on Bulova time”.
Em contrapartida, devemos ressaltar que a baixa repercussão e a má qualidade do comercial se deram pelo fato de não existirem equipamentos, profissionais especialistas e nem tecnologia o bastante para criar vídeos como o que temos hoje.
Todavia, nos tempos remotos dos anos 40, rodando lentamente nas poucas televisões de Nova York, a velha Bulova ainda não imaginava que seria pioneira de uma tendência da publicidade: os VT’s, que não param de crescer!
De acordo com o neuromarketing, diante do mundo moderno e globalizado onde vivemos, uma pessoa com 60 anos pode chegar a ver 2 milhões de propagandas em toda a sua vida.
Sendo assim, percebe-se que em todos os momentos, as empresas estão mostrando suas promessas e prospectando novos clientes.
Os comerciais de TV ainda são ferramentas fortes para isso, mesmo com o surgimento da internet. Como diria o estudioso Henry Jenkins, especialista do campo da comunicação: as velhas e as novas mídias colidem, não se anulam. É tempo de convergência midiática!
Nunca houve um tempo tão bom para a propaganda, como agora!
Luz, Câmera, Ação!
Como sugestão cinematográfica, essa semana vamos te indicar o filme que documenta a história de uma das marcas mais conhecidas em todo o mundo, de uma das empresas que mais faturam e cuja publicidade é muito forte, mesmo!
Estamos falando do McDonald’s!
Assista a:
Fome de Poder (2016)
O Mc foi criado por uma dupla de irmãos, que inclusive desenvolveram o método de produção rápida - chamado speedy - que consiste na produção em etapas divididas e repetitivas.
Todavia, não foi a dupla brilhante que fez com que a marca mais conhecida de fast food fosse conhecida em todo o mundo. Os irmãos Richard e Maurice tinham boas ideias, sim, mas não sabiam ao certo como divulgar sua inovação.
É neste cenário que entrou Ray Kroc, um vendedor - um pouco frustrado com a vida - que revolucionou a maneira de comunicar a marca. Kroc passou a desenvolver novas ideias e a investir em outros locais, expandindo o McDonald’s para toda a Califórnia, até dominar os Estados Unidos.
O vendedor não realizou a propaganda apenas para os clientes, mas também para investidores. Esses passaram a implantar franquias em suas cidades, agarrados na promessa muito bem pronunciada por Ray, que tinha em mente a força da publicidade.
Foi por conta da estratégia de marketing, propagada por anos, que a rede de fast food se tornou um verdadeiro império alimentício.
A propaganda foi a alma do McDonald’s, sim!
Recomendamos o filme com toda a certeza! Ele foi dirigido por John Lee Hancock e protagonizado pelo brilhante ator Michael Keaton. Aproveita que ele está disponível na Netflix!
Versos e Ensaios
Que a propaganda gera efeitos e resultados positivos para as empresas, você já sabe.
Todavia, para que você se aprofunde um pouco mais, nesse dia mundial da propaganda, vamos te dar uma sugestão literária bastante didática, inclusive recomendada para os estudantes de publicidade e propaganda.
Leia:
Propaganda de A a Z (Rafael Sampaio)
Lançado em 1966, o livro é um dos títulos mais conhecidos no segmento da propaganda, e por isso, muito estudado pelos profissionais da área.
Considerado um manual completo, a obra de Sampaio explana a publicidade em seu caráter de técnica, arte e ciência contemporânea.
Além disso, o autor explica - com uma linguagem bastante acessível - acerca do funcionamento de agências de publicidade, todos os setores envolvidos para a realização de uma campanha e todos os processos de criação.
Realizando uma análise de “A a Z”, verdadeiramente, Rafael Sampaio entregou aos publicitários - e a aqueles que desejam investir em propaganda, nos seus negócios - um guia integral e eficiente!
Faça você mesmo!
Para finalizar o conteúdo - e a festa de 50 anos do dia mundial da propaganda - criamos algumas dicas rápidas para quem deseja aplicar estratégias publicitárias em seu negócio e em sua profissão!
#1 Pense coletivamente!
Um erro muito comum das pessoas é acharem que vivem individualmente em um mundo, que é tão plural. Esse equívoco infelizmente atrapalha - e muito! - na publicidade e propaganda.
Para prospectar novos clientes ou até mesmo propagar uma boa imagem do próprio trabalho, você deve ter consciência coletiva!
Neste sentido, em tudo o que fizer, tenha em mente que a diversidade - cultural, étnica, religiosa, racial e de gênero - existe e, por isso, deve ser celebrada. Ao fazer propaganda, divulgue a pluralidade!
#2 Planeje, organize, pratique!
Dentro da linguagem da propaganda, o planejamento é chamado de “briefing”. Isto é, um documento criado pelos publicitários e desenvolvido de acordo com as necessidades do cliente.
Se você trabalha em uma empresa e tem a responsabilidade de atender os clientes, lembre sempre de entregar o que ele precisa, pois a razão para fazer propaganda é justamente essa: pessoas! Planeje sempre, organize-se e não deixe de tirar tudo do papel!
#3 Tente!
Ao declarar “tirar do papel”, estamos querendo dizer que você deve tentar!
Por isso, arrisque-se, saia da rotina e não hesite em propagar seus ideais, opiniões e criatividade.
Assim, o dia mundial da propaganda será recheado de ideias, que não precisam ser desenvolvidas exclusivamente por publicitários ;)
Afinal,
Se Rafael Sampaio estivesse aqui, ele diria que…
“O sucesso começa com um briefing!”. Pense, planeje, organize e tente!