Chegando o setembro amarelo, muito se fala sobre o suicídio, e principalmentesobre as questões psicológicas e emocionais que são, na maioria dasvezes, as grandes causas para isso.
De fato, a saúde mental é algo quedeve ser priorizado em qualquer lugar, em qualquer época e por todas aspessoas, independentemente da idade e condição.
Como é o primeiro #Sextou do mês de setembro, trouxemos algumas informações e dicas sobre a saúde mental, para que você zele pela sua mente, seu psicológico e sua perspectiva sobre a sua vida e sobre si mesmo! Vem com a gente!
Curiosidades Curiosas para os Curiosos de Plantão
O chamado “Setembro Amarelo” é ummarco criado aqui no Brasil, pelo chamado CVV (Centro de Valorização à Vida),em conjunto à ABP (Associação Brasileira de Psicoterapia) e o CFM (ConselhoFederal de Medicina).
Esses órgãos criaram a campanha com ointuito de conscientizar e ensinar a população sobre a gravidade do suicídio,que na maioria das vezes é incentivado por distúrbios psicológicos, sendo adepressão o principal destaque.
Segundo a ABP, cerca de 96,8% doscasos de suicídio, foram motivados por distúrbios psicológicos, doenças mentais e desajustes nasaúde mental.
Inclusive, os casos de depressão etranstorno de ansiedade seguem em crescimento a cada ano que passa, em especialneste ano, em que a pandemia modificou rotinas e causou um desequilíbrioemocional em muitas pessoas.
É por isso que, talvez com uma urgência ainda maior do que nos anos anteriores, o setembro amarelo precisa ser um período de muita conscientização e luta, para que a depressão e outras doenças mentais sejam vencidas, e a saúde mental seja valorizada.
Luz, Câmera, Ação!
Para iniciarmos nossas indicações da semana, entraremos no fabuloso mundo do cinema, que, além de ser uma ótima opção para entretenimento, lazer e distração, também é uma ferramenta construtora de diversas reflexões.
Afinal, quem nunca assistiu um filmee foi completamente atingido por ele? Por sua mensagem, por um personagem, pelatrilha sonora, pela atuação.
Os filmes são, verdadeiramente,formas únicas de expressão, e que se utilizadas corretamente, podem auxiliar nasaúde mental.
Para essa semana, nossa recomendaçãotrata sobre a depressão, o aprendizado durante esse processo e aquilo que nosmantém fascinados pela vida, por mais dura que ela seja: os pequenos detalhes.
Prepare-se para conhecer a encantadora obra cinematográfica:
Her (2014)
Ganhador do Oscar de melhor roteiro,o longa metragem conta a história de um escritor solitário, Theodore, que emsua agonia, angústia e situação melancólica permanente, acaba se apaixonandopor uma voz de inteligência artificial, chamada Samantha.
O filme é recheado de reflexões,sentimentos profundos e intensos, e de pura melancolia. O drama nos faz pensare questionar sobre o que é verdadeiramente real no mundo, e mais do que isso,nos desperta a sensação que é viver na pele de um artista sozinho, sem amor esem vontades, que descobre o sentido de sua existência após diversasexperiências.
O filme é protagonizado pelosbrilhantes Joaquin Phoenix e Scarlett Johansson, e foi dirigido por SpikeJonze, que conseguiu inserir o imaginário tecnológico e tão atual, em umahistória de amor extremamente peculiar.
Para quem deseja ir mais além noconceito de saúde mental, e talvez, relembrar o que faz a vida ser um grandedeslumbre - enfeitado com pequenas alegrias - Her é a escolha certa!
Se você se interessou e deseja ter um gostinho do filme, deixaremos aqui o link do trailer.
Versos e Ensaios
Como já mencionamos, a depressão éuma das maiores causas para o suicídio, e para o comprometimento da saúdemental.
Por esse motivo, nossa dica de leitura é bastante didática, e serve tanto para quem deseja atuar no mercado de psicologia, como também para os familiares de pacientes portadores desse distúrbio. Confira:
Depressão: Teoria e Clínica (João Quevedo e Antonio Nardi)
Desenvolvido com a organização da ABP (Associação Brasileira de Psicoterapia) o livro é um manual completo a respeito da depressão.
O livro criado por especialistas na área, apresenta a perspectiva científica e clínica do transtorno depressivo, e busca mostrar aos leitores as causas, os fatores e características desse diagnóstico,bem como os caminhos pelos quais a psicoterapia pode realizar o tratamento.
Além disso, a obra possui umaabordagem interessante sobre o suicídio vinculado à depressão, e todos os dadossão mostrados com uma linguagem bastante acessível, possibilitando uma leiturafluida e prática para todo e qualquer público.
O livro é estudado pelos acadêmicosdos cursos de Psicologia, e por esse motivo odisponibilizamos em nossa BibliotecaVirtual, e qualquer aluno pode realizar a leitura. Aproveite!
Para quem deseja uma literatura mais artística, mas que também aborda esse tema, também trouxemos uma excelente sugestão:
As Vantagens de Ser Invisível (Stephen Chbosky)
O best seller é muito conhecidotambém devido a sua adaptação para o cinema, estrelada por Logan Lerman, EmmaWatson e Ezra Miller.
Porém, o grande filme foi inspiradono livro, lançado em 1999.
Stephen desenvolveu uma narrativa emprimeira pessoa, cuja voz insegura é pertencente a Charlie, protagonista daobra. Charlie sofre com alguns problemas psicológicos, e por isso, o suicídioacaba rondando os pensamentos do rapaz frequentemente.
O livro aborda outras questõesrelacionadas à saúde mental também, como questões de sexualidade, uso de drogasilícitas, novas experiências dos adolescentes e traumas de infância.
Para quem deseja se aprofundar em umahistória e refletir um pouquinho mais sobre a saúde mental, As Vantagens de SerInvisível é uma ótima ideia!
Ah, e para quem ainda não assistiu ao filme, aproveita que ele está disponível na Netflix!
Lições que você precisa levar sobre o Setembro Amarelo
Como estamos iniciando esse mês, érelevante que você leve algumas lições consigo, para assim combater uma boaluta a favor da saúde mental. Confira nossas lições:
- Toda dor merece uma atenção!
Engana-se quem pensa que apenasgrandes traumas, medos e distúrbios mentais merecem tratamento. De fato, todasas dores, questionamentos e incômodos precisam ser tratados, uma vez que essespodem ser pequenos pontapés para problemas futuros muito maiores.
Por isso, dê atenção para todas asdores, por menor que elas sejam.
- Insinuações ao suicídio? Disque 188!
É essencial ressaltarmos que se algumfamiliar, amigo ou conhecido insinuar o suicídio, ou apresentar sintomasdepressivos, você pode contar com a ajuda do CVV! Por isso, caso isso estiveracontecendo, não hesite em buscar ajuda profissional.
- Permaneça aprendendo!
Dentro ou fora do setembro amarelo, asaúde mental é algo que deve ser comentado e relembrado em todas as épocas doano. Por isso, busque conhecer sobre esse assunto!
Uma sugestão é o Seminário Digital da Saúde Mental, totalmente gratuito e oferecido pelo Centro Universitário UniBF. O evento tratará assuntos como o suicídio, gatilhos emocionais, saúde mental em âmbito escolar e preconceito. Os profissionais convidados são muito qualificados e trarão uma abordagem extremamente relevante sobre o tema.
Fique ligado! O seminário acontecerá de 21 a 25 de setembro!
No mais, nos despedimos por aqui.Esperamos que você tenha tirado proveito das nossas recomendações, e refletidobastante sobre a importância da saúde mental.
Não podemos deixar de mencionar que…
Se Clarice Lispector estivesse aqui, ela diria que…
“A prova de que estou recuperando a saúde mental, é que estou cada minuto mais permissiva: eu me permito mais liberdade e mais experiências.”
Que essa realidade possa ser vivenciada por todos, é o que torcemos todos os dias!