Atendimento via WhatsApp

Acessibilidade

Zoom

magnifyingminus magnifyingplus

Contraste

contrast
accessibility

Carreira de Educação: qual área seguir?

05 de junho de 2020

ilustracao

Seguir carreira na área da Educação é uma ótima oportunidade e muito necessário para o futuro. Os profissionais do setor são responsáveis por transmitir conhecimento e por contribuir com a formação de outras pessoas.

O desenvolvimento do país depende muito dos profissionais da Educação, que precisam estar capacitados para trabalhar com os processos de ensino e aprendizado.

Quem acha que as possibilidades de trabalho na área são apenas dentro da sala de aula, está enganado. Existem vários cursos de pós-graduação que possibilitam que os profissionais da área desenvolvam novas aptidões. As formações são amplas e oferecem vários caminhos.

Se você se interessa por esta área e deseja contribuir com o setor, preparamos este texto sobre a área, o perfil do profissional e opções de cursos de especialização.

Mercado da Educação no Brasil

De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número total de empresas ativas no país vem reduzindo desde 2013. Porém, aquelas ligadas à área da educação tiveram um aumento de 37,5%.

As empresas relacionadas com a educação são classificadas com três naturezas jurídicas: administração pública, entidades empresariais (privadas) e entidades sem fins lucrativos. Segundo o IBGE, as três tiveram alta, principalmente as sem fins lucrativos, que mais de dobraram suas unidades.

Como você pode ver, as possibilidades na área são enormes. Quem se forma e se especializa em educação, tem a possibilidade de trabalhar em instituições públicas e privadas, em cargos de consultoria, coordenação educacional, projetos de ONG, entre outros.

Conheça nosso Guia para Carreiras da área da Educação!

Perfil do profissional da Educação

Algumas habilidades são fundamentais para o profissional da área. Saber se planejar, trabalhar em equipe, ser comunicativo e ter empatia são pontos muito importantes.

Além de criatividade, dinâmica, organização e proatividade, é muito necessário que o profissional esteja sempre atualizado e busque novos métodos e técnicas de ensino para aprimorar sua aula e atividades e chamar a atenção dos alunos e de todas as pessoas envolvidas.

Áreas de atuação

Confira algumas áreas que podem ser exercidas por profissionais que desejam realizar uma pós-graduação em Educação:


Pedagogia social e elaboração de projetos

Os profissionais da educação interessados na área social podem fazer pós-graduação na área. O curso possibilita a capacitação para a análise dos elementos teóricos, metodológicos e práticos da Pedagogia Social.

A pós oferece materiais para o conhecimento e entendimento do processo educativo nas relações sociais e da fundamentação pedagógica na atividade social e comunitária.

Dessa forma, os educadores sociais são capazes de produzir e desenvolver projetos e ações de qualidade na área e melhorar a qualidade do ensino em regiões e instituições que precisam de apoio e fortalecimento na educação. 

Gestão, orientação e supervisão escolar 

Já se o interesse é atuar na gestão do ambiente escolar nas esferas pública e privada, um curso de pós na área de Gestão, orientação e supervisão oferece os conhecimentos e atualizações sobre planejamento, acompanhamento e articulação do trabalho pedagógico. Além da possibilidade de trabalhar com a integração das atividades docentes e administrativas e a elaboração e supervisão de projetos de educação.

Com esta especialização, o profissional tem o entendimento teórico e prático da função de gerir uma escola e ocupar cargos de coordenação e direção, atuando junto com o corpo de professores, os alunos e famílias. Ele acompanha a rotina da escola e desenvolve ações significativas para toda a comunidade escolar. 


Pedagogia hospitalar 

O profissional da educação nesta área atua em hospitais, dando assistência às crianças que estão em tratamento. O objetivo do trabalho é ajudar os pacientes a não perderem o ano escolar e lidarem melhor com o tempo de internação, com a realização de práticas educativas e atividades recreativas e lúdicas.

A capacitação do pedagogo hospitalar desenvolve habilidades de planejamento, execução, coordenação e avaliação de projetos de educação que promovam o desenvolvimento, aprendizagem, bem-estar psicológico e qualidade de vida nas esferas hospitalares.


Educação de jovens e adultos 

Ao realizar esta especialização, o professor pode oferecer apoio na formação de jovens e adultos que não conseguiram terminar os estudos no tempo regular, por não terem acesso ou terem desistido do Ensino fundamental e/ou médio.

O curso possibilita o conhecimento e compreensão da educação para esse público, de acordo com as tendências atuais, para ser um mediador e incentivar a aprendizagem. De forma que também incentive os alunos a continuar frequentando as aulas, com criatividade e dedicação. 


Educação especial e Neuropsicopedagogia 

Esta pós-graduação permite a atuação do professor na educação de crianças com alguma deficiência física ou mental. O profissional tem o aprofundamento da prática pedagógica necessária para o trabalho com uma criança especial, com abordagens para cada condição.

Para esta área de atuação, é necessário que o profissional identifique, elabore e produza recursos pedagógicos e acessíveis para a participação dos estudantes em sala de aula, considerando suas necessidades específicas.

O curso também aborda conceitos da Neuropsicologia como uma forma de aprimoramento no processo de ensinar e aprender. 


Educação infantil e anos iniciais 


O objetivo de uma especialização na área é oferecer ao profissional uma análise crítica e criativa do aluno, para aprofundar os conhecimentos a partir das estratégias atualizadas de desenvolvimento das competências essenciais para as crianças.

O educador infantil deve incentivar atividades e desafios lúdicos para proporcionar experiências e bem-estar aos alunos, já que nessa fase alguns traços de personalidades são construídos e o ambiente escolar também promove um papel socializador.

MBA em Gestão de centros de educação superior

Existem também MBA na área da educação. Master in Business Administration (MBA) significa mestre em administração de empresas e é voltado para a prática profissional. Geralmente, o curso é procurado por quem já está no mercado de trabalho e quer adquirir conhecimento nas áreas de gestão e negócios.

O MBA em Gestão de Centros de Educação Superior possibilita que os profissionais desenvolvam habilidades de administração e gestão escolar estratégica e organizada. Além de conhecimentos de legislação educacional, fundamentos de organização e cotidiano escolar.

Docência no Ensino de Letras


Ao se especializar em uma língua estrangeira, o professor pode atuar em escolas públicas, privadas e em centros de idioma. Existe também a possibilidade de focar em dar aulas particulares, fazendo a sua agenda e ganhando autonomia.

O curso de pós na área possibilita a capacitação para o processo de ensino da língua escolhida, para os estudantes do ensino fundamental, médio e superior. Além disso, aborda os conceitos do pensamento pedagógico, de avaliação e do processo de ensino-aprendizagem.

Pedagogia do Esporte


O curso apresenta as mais inovadoras teorias sobre a Pedagogia do esporte, com ênfase na iniciação esportiva. Tem o objetivo de atualizar e ampliar os conhecimentos e compreender os benefícios da prática de esportes na educação formal e informal.

Os profissionais da área devem promover a aprendizagem socioesportiva e incentivar a prática de esportes, visando a melhora na qualidade de vida e da saúde dos estudantes.

Ensino de arte

A disciplina de Artes na escola oportuniza aos estudantes o acesso à arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento, possibilitando o desenvolvimento de habilidades intelectuais e motoras fundamentais.

A pós-graduação na área possibilita ao profissional a capacitação e habilitação para ministrar as aulas sobre arte. O curso tem foco nos conhecimentos sobre a história da arte e a cultura popular e fornece também uma reflexão no processo de ensino e aprendizagem.

Pedagogia empresarial e Educação corporativa


O curso proporciona ao profissional a capacitação necessária para o desenvolvimento especializado no processo de Pedagogia empresarial e corporativa, visando a formação para o exercício do papel pedagógico em instituições e empresas.

Os educadores desta área podem ministrar palestras, cursos e oficinas, além de trabalharem no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores de empresas e indústrias. Eles são os responsáveis por elaborar políticas de formação interna e definir métodos de aprendizado para o perfil da empresa.

Quais os impactos de uma pós-graduação na carreira profissional?

Você já sabe como as especializações em educação impactam na vida do profissional? É evidente que, quanto mais conhecimentos e habilidades ele reúne, melhores serão as chances de oferecer um bom desempenho e ganhar uma melhor remuneração. Confira os impactos que elas trazem:

Aumenta as chances de progressão salarial 

Se o educador tem uma ou mais especializações, pode se dar ao luxo de procurar melhores salários. Toda especialização agrega valor ao trabalho do profissional —e esse valor costuma ser recompensado com remunerações maiores. 
A prospecção salarial é um privilégio que somente os profissionais mais qualificados podem fazer. Quanto maior o nível de conhecimento e a quantidade de certificados, maior a remuneração. 


Amplia rede de concursos públicos  


Do ponto de vista do trabalho público, as especializações em educação oferecem mais oportunidades de o profissional se candidatar a diferentes vagas conforme o aparecimento das necessidades na área.

Os empregos públicos ainda são muito disputados porque, além de salários satisfatórios em muitas áreas, eles oferecem uma estabilidade maior, que nem sempre as empresas privadas podem oferecer. E a área da educação sempre tem vagas nos concursos. 


Aumenta as oportunidades de trabalho 

Seja no setor público, seja no setor privado, é inegável que as especializações contribuem para ampliar as perspectivas de trabalho de um educador. Ele pode, inclusive, encontrar formas alternativas de aumentar sua renda, dando aulas particulares, por exemplo, ou prestando consultorias a empresas ou a outros profissionais na área em que se especializou. 


Como escolher a especialização? 

O setor da educação é essencial no país e será sempre necessário bons profissionais para trabalharem e transmitir conhecimento, seja em sala de aula ou fora dela. Por isso, as especializações na área são fundamentais

Entre tantas opções na área da educação, pode ser difícil decidir qual área seguir e qual pós-graduação fazer.

Para que você não fique confuso em meio a tantas opções e atualizações, listamos abaixo alguns critérios para escolher especializações na área da educação, traçando uma carreira profissional de sucesso.


Considere suas inclinações e aptidões 

É importante lembrar que o sucesso em uma área vai depender da identificação e dedicação que você tiver com o trabalho.

Então, o primeiro ponto para escolher um curso de pós-graduação é um autoexame: quais são as áreas e assuntos que mais despertam o seu interesse? Que tipo de aptidões práticas você apresenta e a quais disciplinas elas se aplicam melhor?

Muitas vezes, o próprio curso de graduação oferece ótimas respostas nesse sentido. Quase sempre mais genérico, ele colocou você em contato com diversas áreas da Educação, assim como várias disciplinas e campos de estudo específicos.

Com qual deles você se envolveu por prazer? Apego pela área escolhida e facilidade de compreensão não devem ser descartados na hora de uma escolha como essa.

Trace um caminho estratégico


A formação acadêmica lançará as bases para o desenvolvimento do profissional no mercado de trabalho, oferecendo os principais conhecimentos e estimulando suas habilidades. Também é importante participar de eventos como workshops, palestras, seminários, cursos online, cursos de especialização.

Ao escolher uma das inúmeras possibilidades que descrevemos neste artigo, não vão faltar opções para você se expressar profissionalmente, aplicando suas aptidões e talentos em algo que seja a sua cara.
Uma vez que você tenha chegado a uma conclusão a respeito desses tópicos, pode ser que surja uma ideia de qual caminho seguir. Quando estiver certo sobre essa ideia, transforme-a em algo palpável: trace objetivos de curto, médio e longo prazos para a sua carreira. 


Valorize o ensino de qualidade


Busque uma instituição confiável, organizada e cuja proposta pedagógica e didática seja clara para você. Além disso, privilegie um corpo docente qualificado e disponível, o que faz muita diferença no estímulo e motivação que você vai receber ao longo do curso.

Saber se uma pós ou curso MBA são de qualidade antes de se matricular é mais simples do que parece. Você pode conseguir indícios disso conversando com ex-alunos da instituição, pesquisando opiniões na internet ou examinando criticamente a grade curricular do curso.
Se for observar essas disciplinas, veja a adequação daquilo que é estudado com a realidade do mercado de trabalho brasileiro e das mudanças tecnológicas.

Considere estudar a distância

Com tanto conteúdo a aprender e pouco tempo, estudar a distância torna-se uma opção mais cômoda, barata e viável. Evitando perder tempo com deslocamentos, realizando cursos mais curtos, direcionando os estudos e, sobretudo, pagando mais barato pela mesma qualidade de ensino, você se coloca melhor profissionalmente.

No início dos estudos a distância, o preconceito afastava os estudantes dessa modalidade. Contrariando as previsões iniciais, hoje o EAD cresce a cada ano no Brasil, e isso se deve aos resultados obtidos pelos alunos dessa modalidade no mercado de trabalho. Eles também dão feedbacks positivos e expõem a importância do ensino a distância para o aprendizado de novas habilidades e competências.

Escolher uma profissão com boas perspectivas no mercado de trabalho para os próximos anos é muito bom. Porém, mais importante que isso é ter certeza de que você crescerá e aumentará seu conhecimento ao longo do curso, com habilidades com as quais se identifica.

Isso o coloca em um caminho curto e prazeroso rumo ao sucesso profissional e à construção de uma carreira, permitindo realização pessoal e profissional com aquilo que você escolheu trabalhar.

Agora que você já se informou sobre a especialização em Educação, aproveite para tirar as dúvidas sobre as pós-graduação lato sensu EAD! 

Como funciona o IBF?

Você já conheceu a importância das pós em educação, agora que tal investir nessa carreira? São mais de 200 opções de pós-graduações intensivas para quem é apaixonado por educação e deseja dedicar a sua vida em prol do aprendizado das outras pessoas!

No IBF a realização dos cursos é totalmente online, na modalidade EaD, e a duração é de 4 a 12 meses. Além disso, nossa faculdade é regulamentada e reconhecida pelo  MEC, cujo conceito na instituição é 4!

As aulas à distância são compostas por videoaulas, materiais em PDF, simulações, exercícios e tutoria online! São excelentes formas de aprender e de dar grandes passos na sua carreira!
O IBF tem o compromisso de te mostrar os melhores caminhos para um futuro promissor. Além dos cursos na área de educação, disponibilizamos mais de 800 opções de cursos de pós-graduações.


Além das graduações e pós-graduações, o IBF também oferece cursos livres de extensão, também reconhecidos pelo MEC.

Não perca a oportunidade de aprimorar seu nível profissional e se aprofundar em uma área! Visualize os cursos disponíveis e suas grades curriculares e escolha a melhor modalidade para se encaixar ao seu estilo de vida!

Quer falar conosco?


Entre em contato conosco através do nosso chat online aqui no nosso site; pelo WhatsApp, ou nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram.