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Como trabalhar com redes sociais? Veja as dicas neste post!

17 de dezembro de 2019

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Trabalhar com redes sociais exige criatividade e dinamismo. Em alguns momentos, são necessários também senso de humor e timing para arriscar conteúdo arrojado. O mercado de trabalho está tomado pelos chamados "social media", sejam eles profissionais experimentados ou iniciantes aventurando-se pela área.

À primeira vista, pode parecer que manter canais sociais para empresas ou agências é fácil e depende de um talento natural. Afinal, muita gente resolve entrar para essa área empolgada pelo sucesso conquistado com suas próprias mídias na internet.

No entanto, trabalhar com a imagem de empresas na internet exige bem mais do que isso. Continue a leitura e saiba como é o mercado de trabalho nessa área, qual é a formação do social media e muito mais!

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Como é o mercado de trabalho do social media?

Se observarmos sua profissão de um ponto de vista mecânico, vamos chegar à conclusão de que esse profissional precisa de duas habilidades principais: bom texto e experiência com programas de edição de imagem e vídeo.

No fundo, um post em redes sociais é uma associação entre imagem e texto, esteja essa imagem em movimento ou estática. Se avaliarmos mais profundamente, no entanto, fica fácil perceber que uma série de outras habilidades ligadas a outras áreas que não a criativa são necessárias.

Só para citar alguns exemplos, é necessário fazer planejamento de postagens, analisar números a fim de realizar a medição do desempenho do conteúdo postado, ter paciência e diplomacia para responder comentários e pesquisar menções de marca.

Hoje, quase qualquer empresa precisa de um social media, e a grande decisão profissional, pelo menos nos primeiros anos, é se você vai dedicar-se a trabalhar diretamente para as empresas ou indiretamente, compondo o quadro de uma agência.

Qual é a formação para trabalhar com redes sociais?

A rigor, não existem aspectos formais que avalizam o trabalho de um social media. Ele vai ser sempre avaliado pela qualidade das suas postagens e o engajamento que elas promovem.

No entanto, é o pano de fundo da sua visão intelectual que compõe esse quadro de criatividade. As empresas devem se posicionar nas redes sociais sobre temas controversos, e muitas vezes é necessário escolher um lado sem suscitar polêmica.

Assim, cursos de graduação e, principalmente, pós-graduação são sempre desejáveis. Eles não vão ensinar como fazer o trabalho, mas permitem que o estudante mergulhe em aspectos profundos da cultura, cujas conexões e articulações vão produzir suas melhores ideias.

Abaixo, selecionamos aquelas que, a nosso ver, são as formações que mais propiciam esse mergulho cultural. Tenha em mente que, se você já é formado, vale muito a pena fazer uma pós-graduação a distância, que é muito mais rápida e barata.

Marketing digital

Melhor e mais óbvia opção de formação para um futuro social media, o marketing digital pode ser considerado como a disciplina do momento.

Ele é a tal ponto amplo que engloba aspectos das redes sociais propriamente ditas mas, também, toda uma lógica de relacionamento com um público-alvo determinado. Esse envolvimento é um exercício de empatia, e se baseia em conhecer as dores desses potenciais clientes antes de oferecer produtos que resolvam problemas.

Assim, um curso de graduação ou pós-graduação em marketing, por exemplo, sempre vai ter como ponto de partida a nova visão de mercado centrada no cliente, e não na empresa.

Compreender a cabeça das pessoas, saber da sua rotina, suas dúvidas e dores é aquilo que os profissionais de marketing digital mais são encorajados a absorver, e o que mais determina o sucesso da sua carreira. Dentre eles, são os social medias que vão viver essas dores mais cotidianamente, se relacionando com os potenciais clientes nas mídias digitais.

Design

Nada garante que um bom designer tenha talento para outras áreas criativas. No entanto, essa formação capacita o profissional para compreender preferências gráficas e visuais do público para quem produz, o que já é um primeiro passo e tanto.

Um designer com vocação publicitária tem tudo para se dar bem na área. Até porque o elemento mais impactante do marketing de uma empresa é sua identidade visual, de que cuida o designer.

Embora haja diversos softwares de edição de imagens e vídeos muito fáceis de operar, é o olho do designer que determina o sucesso de uma peça para redes sociais. Assim, dá pra ser designer sem entender dessas mídias, mas é quase impossível ser social media e não entender pelo menos um pouco de design.

Jornalismo

Muitas pessoas que hoje começaram a trabalhar com redes sociais são formadas em jornalismo. Esse curso é a tal ponto amplo que sua formação permite enorme flexibilidade ao jornalista no mercado de trabalho, depois de formado.

Outro ponto positivo para jornalistas que trabalham com redes sociais é o natural senso investigativo da profissão: jornalistas tendem a produzir conteúdo mais relevante, coerente e apropriado quando conceitos profundos são abordados.

Além disso, dependendo do segmento em que atua a empresa que contrata o social media, é possível que suas redes sociais demandem conteúdo mais noticioso. Pode ser que as afirmações feitas nessas mídias precisem de comprovação por meio de dados e estatísticas, por exemplo.

Por último, vale citar que a habilidade de diagramar textos faz parte da formação dos jornalistas. Embora ela tenha enfoque muito diverso daquele exigido pelas redes sociais, esse primeiro contato já ajuda a lidar com a constante demanda por conteúdo visual.

Publicidade e Propaganda

Uma parte enorme do marketing digital é composto por Publicidade. Estamos falando de anúncios pagos ou não e toda uma visão criativa da cadeia de consumo a que as pessoas que vão consumir esses anúncios pertencem.

A publicidade digital é recheada de metas e métricas, o que, de certo modo, facilita o trabalho do publicitário. Suas campanhas passam a ser orientadas a dados.

O social media depende muito da própria criatividade para conquistar bons salários e crescer profissionalmente. As chances de isso acontecer vão aumentar muito se você buscar formação para trabalhar com redes sociais!

E você? Já atua como social media e sente falta de uma formação? Quer entrar nessa área e não sabe por onde começar? Deixe um comentário abaixo e divida suas impressões com a gente!