A população idosa no Brasil mantém a tendência de crescimento, assim como em diversos lugares do mundo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde 2012, a quantidade aumentou 18%. Atualmente são 30,2 milhões de idosos e o número continua crescendo.
Com este cenário, fica clara a necessidade de profissionais capacitados para darem assistência e trabalharem com a prevenção da saúde e bem-estar junto a população idosa.
Caso você tenha interesse nesta área, continue a leitura para conhecer mais sobre a especialização em Enfermagem e saúde do idoso.
Qual a importância da área?
Os idosos necessitam de cuidados específicos nesta fase da vida e os enfermeiros estimulam os hábitos saudáveis, o autocuidado e atuam na prevenção de doenças.
Entre as atividades dos profissionais estão: auxiliar na higiene, zelar pela segurança para evitar quedas e acidentes, atentar à rotina de consultas e medicamentos e cuidar da rotina de alimentação e atividades. Cada idoso apresenta uma necessidade diferente de cuidados e de dependência e o profissional da área estará preparado para fazer o necessário e garantir a sua qualidade de vida.
Por que se especializar em Enfermagem e saúde do idoso?
O papel do enfermeiro é essencial e ao trabalhar com idosos, ele se torna uma pessoa de confiança da família, já que auxilia e ajuda além das necessidades básicas. A formação na área possibilita o conhecimento necessário para lidar com todas as situações dessa etapa da vida do idoso.
O profissional esclarece dúvidas, estimula atividades, acompanha o tratamento com remédios e exames, e muitas vezes se torna uma boa companhia e um ombro amigo para os seus pacientes, já que está presente na sua rotina e lida com as suas emoções.
Possibilidades de atuação
Ao se especializar na área de Enfermagem e saúde do idoso, o profissional tem várias opções de atuação. Ele poderá trabalhar em clínicas especializadas em geriatria, em asilos e casas de repouso para idosos.
Além da possibilidade de trabalhar em empresas que oferecem serviços e atividades de lazer para idosos e empresas com serviços de cuidado à domicílio, também chamados de Home care.
O profissional também pode atuar com contratos particulares para cuidados exclusivos com idosos em suas casas.
O que se estuda na pós em Enfermagem e saúde do idoso?
O curso é voltado para graduados em Enfermagem ou demais profissões da área da saúde que querem se aprofundar e adquirir habilidades e conhecimentos com foco na área da saúde do idoso. Algumas das disciplinas do curso são:
Gestão dos serviços da saúde
Esta matéria envolve os serviços de saúde e a saúde pública no Brasil, a Gestão do SUS, dos serviços de alta e média complexidade e da atenção primária de saúde. Além de questões ligadas a gestão dos resíduos dos serviços de saúde e do Programa saúde da família.
Políticas e programas de Saúde
Compreender as políticas e programas de saúde e o sistema de saúde no Brasil é essencial para se especializar na área. Esta disciplina também analisa o direcionamento das políticas de saúde no país e os antecedentes históricos das políticas públicas sociais.
Dimensões do envelhecimento: aspectos físicos, nutricionais e psicológicos
O profissional também recebe os conhecimentos sobre as alterações decorrentes do envelhecimento; avaliação física e nutricional; dietética (área que estuda as dietas) e aspectos psicológicos e neurológicos.
Tópicos especiais em gerontologia
Ao longo da pós, são realizadas aulas sobre gerontologia x geriatria; gerontologia social; bioética e envelhecimento; idoso, família e sociedade e sobre o relacionamento do cuidador e do idoso.
Como escolher o seu curso?
Ao decidir fazer um curso de pós-graduação, você dedicará seu tempo e investirá seu dinheiro em algo que transformará sua carreira. Por isso, não dá para arriscar e fazer um curso que acrescente pouco aos seus conhecimentos ou que não seja um diferencial em seu currículo.
É fundamental que a instituição na qual você estudará tenha qualidade. Se o tempo é corrido ou irregular por causa do trabalho, a melhor opção é um curso a distância.
Como funciona a UniBF?
Na UniBF a realização dos cursos é totalmente online, na modalidade EaD, e a duração é de 4 a 12 meses. Além disso, nossa faculdade é regulamentada e reconhecida pelo MEC, cujo conceito na instituição é 4!
As aulas a distância são compostas por vídeos, materiais em PDF e exercícios. São excelentes formas de aprender e de dar grandes passos na sua carreira!
Com professores mestres, doutores e especialistas com experiência na área profissional e acadêmica, o aluno ainda conta com o apoio de tutores para a orientação sobre tarefas e atividades complementares. Além de uma biblioteca virtual com mais de 10 mil livros à disposição para consulta.
Fazer um curso de pós-graduação em Enfermagem e saúde do idoso é o passo que falta para você alcançar o sucesso em sua carreira.
Quer saber mais detalhes para continuar seus estudos? Então, entre em contato com a UniBF através do WhatsApp, ou nas Redes Sociais: Facebook e Instagram.