O ensino superior dispõe de cursos focados em áreas tecnológicas, os chamados Tecnólogos. Desse modo, os formados por essa modalidade recebem o título de tecnólogo na área em questão.
De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no Censo da Educação Superior de 2018 e 2019, cerca de 21% dos graduandos optaram por cursos tecnólogos, sendo esse percentual inferior apenas à alternativa do bacharelado. Assim, a modalidade passa por um grande crescimento. Como consequência, os cursos devem continuar sendo cada vez mais buscados pelos estudantes.
Nesse contexto, preparamos um conteúdo completo sobre os cursos tecnólogos, para você que deseja otimizar o seu currículo e se lançar no mercado de trabalho com grandes vantagens. Acompanhe com a gente!
O que são os cursos tecnólogos?
Os cursos tecnólogos são a modalidade mais recente do Ensino Superior. Uma vez que a graduação foi atribuída aos tecnólogos somente em 2002. Como resultado da resolução CNE/CP 3 do MEC, que trouxe algumas mudanças no setor.
De modo geral, a duração menor dos tecnólogos em relação aos bacharelados e licenciaturas confere vantagem à modalidade. Os cursos tecnólogos geralmente duram de 2 a 3 anos, dependendo da área de conhecimento, enquanto as outras formas de graduação giram em torno de 4 a 6 anos.
Além disso, os tecnólogos têm foco em demandas específicas. Assim como, em cargos que requerem um conhecimento especializado ou a atuação prática imediata na função.
Áreas de conhecimento
Os principais campos que demandam profissionais formados em cursos tecnólogos são:
Dentro de cada campo existem diversos cursos capacitadores e preparatórios para cargos específicos, especialmente voltados às principais demandas do mercado atual, inserido nesse mundo globalizado.
Quais os cursos tecnólogos mais procurados?
Apesar de vários campos conterem cursos tecnólogos para o exercício das funções, existem alguns cursos que são mais requisitados no mercado de trabalho.
De acordo com o Guia da Carreira, os cursos mais procurados são: Gestão de Recursos Humanos, Logística, Gestão Financeira, Tecnologia da Informação e Marketing.
Esses cinco cursos estão protagonizando a demanda do mercado por conta das novas necessidades geradas a partir do avanço da tecnologia, do crescimento das empresas e necessidade de diferenciação perante à concorrência.
Sendo assim, uma boa administração financeira, um setor de RH atualizado e engajado, profissionais de TI competentes, uma logística organizada e boas estratégias de Marketing são indispensáveis para qualquer corporação. Por isso, se você deseja entrar em um ramo “em alta”, recomendamos os cinco cursos tecnólogos listados acima!
4 Benefícios dos cursos tecnólogos
Agora que você já sabe o que são os cursos tecnólogos e quais são os mais procurados, vamos te dar 4 razões pelas quais você deveria escolhê-los para enfatizar seu perfil profissional e diferenciar seu currículo!
#1 Inserção rápida no mercado de trabalho
Para iniciar, deve-se ressaltar que os tecnólogos possibilitam uma entrada bastante prática e eficiente para o campo de atuação escolhido. Isso se dá pois possuem um menor período de duração. Dessa forma, você pode ingressar no cargo desejado de forma rápida, inclusive enquanto ainda realiza o curso.
Além disso, por serem mais focados, seu tempo de estudo fica muito mais dinâmico e prático, visto que você exercita - praticamente - as suas funções durante o curso. Como as disciplinas são diferenciadas, você poupará tempo e aprenderá o que precisa para a função específica em que atuará.
É uma rápida inserção na vaga desejada!
#2 Segmentação na atuação
Como já mencionamos, os cursos tecnólogos são voltados para os profissionais que querem atuar de forma específica, sendo o seu conhecimento direcionado para o exercício dessas funções.
Por conta disso, tanto a metodologia quanto o conteúdo administrado nos tecnólogos são diferentes, se comparados ao funcionamento do bacharelado ou da licenciatura.
De forma geral, enquanto os bacharelados capacitam o profissional de forma generalizada, podendo ele atuar em diversas funções e de diferentes formas, os tecnólogos fazem uma capacitação restrita e bastante focada. Como resultado, a modalidade permite rápida inserção no mercado de trabalho em áreas de alta demanda por profissionais especializados.
#3 Diferenciação profissional
Uma outra vantagem de cursar um tecnólogo é a diferenciação profissional que você alcançará.
Por conta de os cursos tecnólogos terem curta duração e serem focados em campos específicos, você tem a chance de ser muito mais valorizado do que o profissional que sabe de todas as áreas, mas de forma superficial.
Hoje em dia, as corporações buscam por pessoas que realmente são competentes naquilo que fazem, que sejam especialistas e que saibam resolver problemas e sugerir inovações.
Ao cursar um tecnólogo — cuja duração é reduzida — você estará pronto para iniciar uma Pós-Graduação em menos tempo. Assim, você tem a oportunidade de aumentar a sua bagagem de conhecimentos. Nesse sentido, seu histórico acadêmico fica mais rico e seu currículo ganha destaque.
#4 Melhor custo/benefício
Para finalizar, vale ressaltar que a graduação na modalidade de tecnólogo é muito mais acessível financeiramente, sendo a diferença entre as mensalidades (de um bacharelado ou licenciatura) de até 50%.
Sendo assim, se o problema que impedia a sua formação no ensino superior era no âmbito financeiro, os cursos tecnólogos são alternativas bem viáveis, que rendem os mesmos resultados.
De acordo com o portal Salário, a média salarial de um tecnólogo em Logística, por exemplo, pode chegar a R$ 9.000, enquanto a remuneração de um profissional formado em Marketing pode atingir R$ 9.500, dependendo do cargo e da posição que ele ocupa.
Ou seja, é um mito a ideia de que os cursos tecnólogos não geram bons salários. Pelo contrário, por serem bastante demandados na atualidade, a remuneração é muito favorável.
Cursos tecnólogos na UniBF
Na faculdade UniBF, você conta com uma vantagem adicional. Além de todos os benefícios de um curso tecnólogo, aqui você ainda garante Graduação Acelerada.
Desse modo, você conclui seu curso tecnólogo EaD a partir de 1 ano e meio! Isso porque, você pode adiantar disciplinas e módulos e, assim, conclui sua graduação em tempo reduzido. Ideal para quem tem pressa de chegar bem preparado no mercado de trabalho.
Quer falar conosco?
Clique aqui e fale com um consultor educacional via WhatsApp. Nossos consultores estão preparados para sanar dúvidas e, se necessário, realizar a sua matrícula. 😉