Educação especial é a área focada no atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência ou necessidade especial. Assim, é possível garantir um direito de todas as pessoas: o ensino de qualidade e promover a inclusão social.
Os profissionais que trabalham nesta área tem o papel de oportunizar e promover o desenvolvimento e o aprendizado das pessoas com deficiência, em escolas regulares ou especializadas e em todos os níveis de ensino.
A importância da Educação especial
A educação especial é um direito do aluno e um dever das instituições. Ao se dedicar nesta área, as instituições fazem a adequação do ambiente e do currículo pedagógico baseado nas características de cada aluno, já que cada um tem suas particularidades.
O foco da educação especial é sempre nas habilidades, competências e potencialidades dos estudantes. Os professores e toda a equipe da escola devem trabalhar em conjunto com as famílias, para que com o envolvimento e colaboração de todos, a inclusão seja efetivada e os alunos possam participar das atividades e evoluir no ensino.
Como o profissional atua nesta área
Os profissionais que trabalham com educação especial possuem a habilidade de construir e adaptar as matrizes curriculares utilizando ferramentas que sejam adequadas ás características e competências dos estudantes.
Junto com a rede de apoio formada pelas famílias, equipe da escola e profissionais da saúde, os professores conseguem atender as necessidades dos estudantes e facilitar o processo de aprendizagem, lidando com a individualidade de cada um.
O papel do profissional da área é contribuir com a superação de barreiras dos alunos e fornecer possibilidades para o seu desenvolvimento. Dessa forma, os estudantes aproveitam de forma eficiente o seu potencial e podem ser inclusos na sala de aula e na sociedade.
E como já foi falado, cada aluno tem suas particularidades e cabe ao professor de educação especial ter uma bagagem de conhecimentos específicos para promover o aprendizado e a integração do aluno.
Capacitação dos professores da educação especial
Para estar preparado para lidar com os desafios da área, os professores tem a necessidade de realizar especializações e se capacitar na área de educação especial.
O profissional deve buscar qualificação constante, com cursos de pós-graduação e extensão, já que esse segmento tem várias oportunidades de trabalho. Os professores de educação especial são cada vez mais reconhecidos e essenciais nas instituições de ensino.
Áreas de atuação
Ao se especializar na área, o profissional pode atuar tanto em escolas públicas, privadas ou especiais, em todas as modalidades e níveis de ensino. E também pode trabalhar em centros de pesquisa, analisando os desafios e desenvolvendo pesquisas para agregar a área.
Além de atuar com a criação e desenvolvimento de novas tecnologias, por exemplo aplicativos, que podem ser úteis para os estudantes especiais.
O que se estuda na pós-graduação em Educação especial e inclusiva?
A pós-graduação na área proporciona o aprofundamento teórico-metodológico que implementa a prática pedagógica dos profissionais envolvidos no trabalho com a pessoa que necessita de acompanhamento especial.
O curso também proporciona uma visão mais abrangente em relação á inclusão da pessoa com deficiência no ensino regular.
Durante a formação, o profissional estuda as disciplinas de Fundamentos de organização e o cotidiano escolar; Trabalho docente na sala de aula e seus aspectos constituintes; Profissão docente e Psicologia escolar.
Além da matéria da Educação especial, em que recebe conhecimentos sobre atendimento especializado; acessibilidade e tecnologia assistiva e metodologia de ensino da educação especial.
Já na disciplina de Educação especial e inclusiva, as aulas são sobre introdução, conceitos e fundamentos da educação inclusiva; políticas de inclusão; documentos nacionais relacionados ao direito á educação das pessoas com deficiência e sobre a declaração de Salamanca, que foi o divisor de águas como perspectiva de acesso de todos à educação escolar.
Atendimento escolar especializado e inclusão também é uma disciplina do curso e é focada no atendimento educacional especializado para alunos com deficiência física, deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência intelectual, síndrome do autismo, asperger e rett, altas habilidades, superdotação e TDAH, além dos princípios e fundamentos para construção de uma escola inclusiva.
Outros cursos de pós-graduação na área
Além de realizar a especialização em Educação especial inclusiva, o profissional pode também se capacitar em áreas mais especificas deste setor.
A UniBF também proporciona os seguintes cursos na área:
Pós-graduação em Educação especial com ênfase em deficiência auditiva;
Pós-graduação em Educação especial e inclusiva com ênfase em múltiplas deficiências;
Pós-graduação em Educação especial e inclusiva com ênfase em surdez e libras;
Pós-graduação em Educação especial e neuropsicopedagogia;
Pós-graduação em Educação especial inclusiva e transtorno do espectro autista (TEA);
Pós-graduações na UniBF
Na UniBF, a realização dos cursos é totalmente online, na modalidade EaD,e a duração é de 4 a 12 meses. Além disso, nossa faculdade é regulamentada e reconhecida pelo MEC, cujo conceito na instituição é 4!
As aulas a distância são compostas por vídeos, materiais em PDF e exercícios. São excelentes formas de aprender e de dar grandes passos na sua carreira!
Com professores mestres, doutores e especialistas com experiência na área profissional e acadêmica, o aluno ainda conta com o apoio de tutores para a orientação sobre tarefas e atividades complementares. Além de uma biblioteca virtual com mais de 10 mil livros à disposição para consulta.
Fazer um curso de pós-graduação na área de Educação especial inclusiva é o passo que falta para você alcançar o sucesso em sua carreira!
Quer saber mais detalhes para continuar seus estudos? Então, entre em contato com a UniBF através do WhatsApp, ou nas Redes Sociais: Facebook e Instagram.