O filósofo é aquele que se dedica ao pensamento e à reflexão. Ele é, por excelência, um estudioso das principais questões que envolvem a humanidade, como ética, felicidade, natureza, política etc.
Em suma, é o profissional que busca compreender o sentido e a origem das ideias com o fim de encontrar o verdadeiro conhecimento e essência das coisas.
Por esse motivo, muitas pessoas são atraídas para a área. Neste post, vamos falar sobre a licenciatura em filosofia e como é a carreira para quem escolhe essa formação. Acompanhe a leitura!
O que é licenciatura em Filosofia?
A licenciatura em filosofia é um curso de ensino superior — mais especificamente, uma graduação — no qual o aluno tem acesso a um estudo amplo no campo da filosofia e é capacitado para lecionar na educação básica.
O licenciado em filosofia está apto para exercer a docência no ensino fundamental e médio, pois estuda, além de sua área de formação, os aspectos pedagógicos que embasam o processo de ensino-aprendizagem.
O que faz um licenciado em Filosofia?
De acordo com Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Filosofia os formandos na área da filosofia devem ser capazes de:
- Formular e propor soluções filosóficas para problemas nos diversos campos do conhecimento;
- Desenvolver uma consciência crítica acerca da realidade social, histórica e política em que estão inseridos;
- Analisar, interpretar e comentar textos teóricos, segundo os procedimentos de técnica hermenêutica;
- Compreender a importância das questões que envolvem o significado da existência e das produções culturais;
- Perceber como a filosofia se relaciona com a produção científica e artística, bem como com o agir pessoal e político;
- Relacionar o exercício da crítica filosófica com a promoção da cidadania e com o respeito à pessoa, dentro da tradição de defesa dos direitos humanos;
- Ler e compreender textos filosóficos em língua estrangeira.
Nesse sentido, o filósofo deve utilizar seus conhecimentos para atuar no ensino básico incentivando os estudantes a refletirem sobre questões cruciais da vida e da realidade em que vivem.
Além disso, ele é responsável por transmitir o legado histórico da filosofia, os principais pensadores e questionamentos ao longo das épocas, bem como as influências e consequências de cada corrente na vida cotidiana.
Assim, quando em sala de aula, o docente de filosofia precisa ser capaz de fazer reflexões interdisciplinares e estimular o senso crítico dos alunos.
Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura em Filosofia?
O bacharelado é um grau de formação acadêmica que oferece uma formação mais abrangente e teórica na área em questão, e prepara o estudante para atuar no mercado de trabalho em geral.
Nesse sentido, o bacharelado em filosofia forma profissionais capacitados para exercer funções diversas como o trabalho em ONGs, conselhos de gestão, projetos de formação humana, palestras e também na área da pesquisa.
Já a licenciatura é totalmente voltada para o ensino — ainda que não exclua outras possibilidades de carreira, — pois o curso tem o foco em disciplinas de cunho pedagógico, para além do currículo específico na área.
Como é a carreira de um licenciado em filosofia?
Quem escolhe cursar licenciatura em filosofia geralmente o faz com o intuito de se tornar professor na área. Sendo assim, a principal carreira para esses profissionais é a docência.
Com o diploma de licenciado em filosofia, o profissional está habilitado a dar aulas no ensino fundamental e médio, ao passo que para lecionar no ensino superior, é necessário ter graus de pós-graduação, como mestrado e doutorado.
Nesse sentido, o filósofo pode buscar vagas em instituições públicas, através de processos seletivos e concursos, e também em instituições privadas. Dentro desse contexto, o professor de filosofia tem a possibilidade de trabalhar em projetos plurais e multidisciplinares que despertem a consciência e reflexão nos alunos.
Além disso, existem outras áreas de atuação possíveis para esses profissionais, veja:
Pesquisador
Atuação com pesquisa e produção de trabalhos teóricos, como artigos, monografias e livros. Além disso, a participação em simpósios, conferências e eventos acadêmicos.
Autor de livros
Como pensador, é comum que o filósofo se engaje na escrita de livros com o fim de disseminar a filosofia para o grande público.
Gestor de projetos culturais
Trabalho com projetos em organizações não governamentais, instituições de caridade, iniciativas culturais etc.
Quantos anos dura a licenciatura em Filosofia?
Em geral, essa graduação dura 4 anos, com disciplinas divididas entre a área de estudo em si e a parte pedagógica.
No entanto, é possível cursar filosofia em menos tempo. Na UniBF, o aluno pode antecipar em até 1 ano a conclusão da licenciatura em filosofia, uma vez que as aulas são EaD e, portanto, é possível adiantar disciplinas e módulos.
Ou seja, o estudante termina a graduação a partir de 3 anos, estudando de onde e quando quiser, de forma remota, e acessível. Se você deseja se tornar um filósofo em tempo recorde, clique aqui e estude na UniBF!