O MBA Intensivo, assim como diversas outras opções de pós-graduação, vem compor um quadro de alternativas para quem quer seguir estudando, mas gostaria de ter mais ofertas de cursos voltados ao mercado de trabalho.
Como veremos ao longo deste post, seus principais diferenciais são praticidade e objetividade. Afinal, trata-se sim de um modelo de pós — e que, como tal, deve guardar relações com o meio acadêmico — mas muito voltado aos aspectos corporativos.
Nas próximas linhas, vamos explicar o que é MBA, quais são as opções e como ele pode ser feito a distância no modelo de curta duração. Continue a leitura!
O que é MBA e quais são as opções
A sigla MBA vem do inglês Master in Business Administration, ou Mestre em Administração e Negócios. Como esse significado sugere, é uma modalidade de estudos em pós-graduação muito voltada aos aspectos do mundo corporativo.
Assim, chama especial atenção de gestores e outros profissionais voltados ao mundo empresarial. Seu enfoque é muito prático, sendo que temas bem objetivos são abordados na matriz curricular. Suas atividades e trabalhos são orientados para a solução de problemas reais ou discussão sobre demandas comuns no mundo dos negócios.
A Associação Nacional de MBA (Anamba) é encarregada de classificar e regulamentar os cursos. No entanto, todas as questões em que ela delibera precisam de aprovação também do Ministério da Educação (MEC).
Há diversas modalidades de MBAs, como o MBA executivo, e escolher o melhor para você depende de questões como horários, disponibilidade e investimento financeiro. Veja abaixo quais são as principais opções de MBA.
Como funciona o MBA de curta duração
No Brasil, há dois tipos de cursos MBA: o mais conhecido é o chamado "padrão global", que tem duração de 480 horas/aula. Para chegar a esse número, foram utilizados modelos internacionais, daí o seu nome.
É comum que o MBA padrão global exija, como pré-requisito, experiência de 3 anos no mercado de trabalho. Isso acontece porque, como dissemos, os cursos MBA são voltados à prática da profissão de gestão em organizações, não sendo, portanto, a melhor opção para os iniciantes.
A segunda modalidade é a chamada MBA Intensivo, com duração entre 360 a 420 horas/aula. Ela foi criada para que houvesse opções de cursos mais voltados ao mercado nacional, uma vez que algumas pessoas consideram a versão global muito longa e custosa.
Provavelmente, ao ler até aqui, você se perguntou o que é melhor: investir em um MBA longo padrão global ou Intensivo? Realizar diversos cursos de curta duração, diversificando o currículo e a área de atuação?
Abaixo, listamos as principais vantagens de um MBA com poucas horas/aula e conteúdo condensado.
Vantagem em uma prova de títulos
Quem pretende prestar concurso público deve avaliar a pontuação que o edital confere aos MBAs e se ele faz diferenciação entre os tipos. Ao fazer isso, é bem provável que você chegue à conclusão de que compensa investir em cursos menores, optando por fazer uma quantidade maior deles.
Além disso, se conseguir direcionar o seu MBA para assuntos que vão ser abordados na prova do concurso — como Direito Administrativo, digamos — vai colher mais benefícios desses estudos. No final das contas, você unifica o tema da prova e do curso e adquire conhecimento sobre ambos mais facilmente.
Agilidade no aprendizado
O MBA Intensivo não é necessariamente menos aprofundado do que os padrões global. O que acontece, em boa parte das vezes, é que o conhecimento encontra-se condensado.
Esteja ciente, no entanto, que o seu aprendizado — assim como a carga diária de estudos — tende a ser mais intensa justamente por esse motivo.
O MBA Intensivo na modalidade EaD e suas vantagens
Se o MBA Intensivo já representa uma comodidade, o que dizer então quando ele é feito a distância, economizando tempo e dinheiro?
Abaixo, você confere alguns bons motivos para aderir ao ensino EaD, enriquecendo seu currículo, atingindo o sucesso profissional ou tornando-se mais qualificado para uma prova de títulos em concurso público.
Economia de tempo
Todas aquelas horas gastas com deslocamento podem ser revertidas em tempo de estudo se você souber escolher o MBA a distância e uma instituição de qualidade. Enquanto você lê estas linhas, muitas pessoas já estão frequentando cursos assim, com altas taxas de satisfação.
Economia de dinheiro
A vida do estudante nem sempre é fácil do ponto de vista financeiro. Para ajudar nesse quesito, podemos dizer que os MBAs EaD são mais baratos. Além disso, você economiza com passagem ou gasolina, não paga fotocópias e nem aquele lanchinho diário que pode ficar caro no fim do mês.
Flexibilidade de horários
Mesmo que a sua rotina seja inconstante, sempre é possível encaixar os estudos a distância em horários convenientes.
Além disso, é sabido que as pessoas têm necessidades diversas de aprendizado e que algumas delas não conseguem se adaptar a determinados horários. Aproveite para fazer você mesmo sua agenda de estudos frequentando aulas a distância!
A mesma qualidade das aulas presenciais
O mercado de trabalho já está cheio de profissionais que estudaram no modelo EaD. O desempenho deles em nada se difere daquele das pessoas que optaram pelo ensino presencial. Em uma instituição reconhecida pelo MEC você tem acesso à mesma qualidade de ensino, sejam os cursos remotos ou não.
Se o que você procura é uma oportunidade de melhorar suas habilidades, tornando-as mais específicas e aplicáveis à sua área, o MBA é para você. E se tem pouco tempo disponível, deveria investir em uma pós de curta duração.
Se ela for feita no modelo EaD, aí sim você vai ter acesso a comodidades que nenhuma outra opção pode oferecer, sem perder qualidade no aprendizado. Considere estudar assim!
Ficou interessado em um MBA Intensivo no modelo EaD? Então não deixe de dar uma olhada nos cursos que oferecemos. Eles são autorizados pelo MEC e garantem certificação!