O MBA Executivo é uma das formas de realizar a educação continuada, isto é, prosseguir com os estudos e a evolução profissional após um curso de graduação.
Portanto, a educação executiva tem como foco capacitar e aperfeiçoar gestores já estabelecidos no mercado, diferenciando-os dos concorrentes e tornando o seu desempenho ainda melhor.
De acordo com os dados da Azulis, há aproximadamente 52 milhões de brasileiros que possuem o próprio negócio atualmente, o que configura um grande número de pessoas que trabalham diretamente com gerenciamento de negócios.
Ademais, os profissionais que não empreendem (ou seja, não tem a própria empresa), mas mesmo assim fazem parte da gestão de um negócio, seja no cargo de analista, diretor, líder ou gestor de RH e de pessoas, por exemplo, possuem o perfil ideal para a realização de um MBA Executivo.
Tendo isso em vista, pode-se afirmar que o mercado de trabalho atual oferece diversas oportunidades para quem deseja realizar um curso nessa modalidade, já que, diante do alto número de profissionais no mesmo ramo, é necessária uma diferenciação.
Para que você entenda melhor o que é um MBA Executivo e conheça as principais áreas e cursos com essa metodologia, preparamos um conteúdo exclusivo sobre o assunto. Confira!
O que é um MBA Executivo?
Em suma, um MBA Executivo trata-se de um programa designado para os profissionais da gestão, e por isso aborda temas como: liderança, administração, pensamento estratégico, planejamento e gerenciamento financeiro.
É importante ressaltar que diferentemente do MBA Tradicional, o MBA Executivo possui enfoque em campos de conhecimento mais aplicáveis e técnicos, misturando a ciência e a prática durante as aulas.
Em seu termo, a nomenclatura “executivo” faz menção a justamente isso: a capacidade do profissional de agir, tomar decisões e executar planos, a fim de que a empresa alcance um bom desempenho e resultados favoráveis.
Geralmente, um MBA Executivo tem duração de cerca de 4 a 12 meses, dependendo do curso e da área de conhecimento em questão.
Apesar de todos eles serem voltados à gestão e ao papel de liderança, existem algumas áreas de atuação segmentadas, voltadas a campos específicos de estudo.
Sendo assim, vamos abordar alguns deles no tópico abaixo.
Qual curso de MBA Executivo fazer?
Como comentamos, existe uma variedade de cursos e áreas na modalidade do MBA Executivo, visto que há diversos tipos de empresa e modelos de negócio no mercado de trabalho atual.
Neste cenário, é comum surgir o questionamento: que curso de MBA Executivo fazer?
Com base nisso, separamos alguns dos cursos que estão em alta e continuarão em ascensão nos próximos anos.
Isso de acordo com as necessidades do mundo globalizado e os avanços cada vez mais recorrentes, bem como a tendência da humanização nos processos de trabalho.
Confira os 3 cursos mais demandados nos últimos tempos:
MBA Executivo em Desenvolvimento Profissional
A área do desenvolvimento profissional tem como foco o estudo e a aplicação de métodos que proporcionem o crescimento e a evolução dos colaboradores da empresa em suas carreiras profissionais.
Outrossim, o curso de MBA Executivo em Desenvolvimento Profissional tem o objetivo de preparar o aluno para liderar outros profissionais, treinando-os para gerar o desenvolvimento de cada um deles.
Na matriz curricular do curso, as seguintes disciplinas se destacam: Gestão Estratégica de Carreiras, Comunicação Corporativa e Mentoring, Coaching e Desenvolvimento Profissional.
Qual o perfil profissional?
Quanto ao perfil profissional ideal para este curso, destacam-se algumas características fundamentais, as quais formam um profissional adequado para tal atuação:
- Capacidade de ensino;
- Treinamento estratégico;
- Boa didática;
- Análise detalhista de processos e pessoas;
- Visão de crescimento.
Como está a demanda atual?
A média salarial de um profissional de desenvolvimento de carreiras gira em torno de 5 a 8 mil reais. Todavia, pode variar, dependendo do porte da empresa e sua situação financeira no mercado.
MBA Executivo em Gestão de Processos
O MBA Executivo em Gestão de Processos tem como objetivo formar profissionais responsáveis pelo gerenciamento de todas as etapas de um processo produtivo, pertencente a determinado tipo de serviço.
No geral, um gestor de processos possui funções como o monitoramento de todos os períodos de um projeto, como uma meta da empresa, um novo segmento do serviço ou uma inovação metodológica, por exemplo.
Compondo a matriz curricular, as disciplinas convergem para a área de estratégias. Algumas delas são: Consultoria em Gestão de Processos, Processos e Estratégias Empresariais e Gestão Estratégica Organizacional.
E o perfil profissional?
De fato, alguns aspectos são essenciais para o bom exercício das funções desse ofício.
As principais características fundamentais são:
- Boa capacidade de monitoramento;
- Visão estratégica;
- Acompanhamento de desempenho.
Qual a média salarial?
O salário do profissional especializado em gestão de processos é de em média 3,5 mil reais, porém, por ser uma área em ascensão, a média salarial tende a aumentar nos próximos anos.
MBA Executivo em Gestão de Pessoas
Por fim, um curso dessa modalidade, que está em alta no atual mercado, é o MBA Executivo em Gestão de Pessoas.
Em suma, o gestor de pessoas possui como atividades principais: o acompanhamento do desempenho dos colaboradores de uma empresa e a promoção de atividades integradoras dentro de uma corporação. Além de o desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais humano, o qual proporciona uma troca de experiências.
Inclusive, essa humanização é um fator cada vez mais valorizado na atualidade. Segundo uma pesquisa da Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, a humanização dos processos dentro de uma empresa desencadeia um aumento de 225% no bem-estar dos colaboradores.
Ou seja, a gestão de pessoas é uma das maiores tendências no mundo atual, tornando-se indispensável em um negócio de sucesso.
Quanto à matriz curricular, os alunos de MBA vão estudar as seguintes disciplinas: Gestão Aplicada às Pessoas e Direito Aplicado à Gestão de Pessoas no Setor Público.
O que forma o perfil profissional?
Um gestor de pessoas precisa de algumas qualidades específicas, tendo em vista a sua importância no desenvolvimento de uma corporação. Dentre elas, estão:
- Proatividade;
- Comunicação assertiva;
- Resolução rápida de problemas;
- Bom planejamento;
- Capacidade de desenvolvimento de talentos.
Qual é a remuneração?
O profissional especialista em gestão de pessoas recebe um salário de aproximadamente 5 ou 6 mil reais, dependendo do tamanho da empresa em que ele está inserido.
De fato, realizar um MBA Executivo oferece diversos benefícios e é um grande passo ao sucesso na carreira profissional, para as pessoas que trabalham com gestão.
Estude na UniBF
Se você ainda não conhece, os cursos de MBA Executivo da nossa faculdade, sendo eles da modalidade de pós-graduação lato sensu, são totalmente online e têm duração de 4 a 12 meses.
Além disso, os professores e tutores disponíveis da escola de negócios são treinados para tirar quaisquer que forem as suas dúvidas.
Outrossim, para uma melhor qualidade de ensino, juntamente com as aulas são disponibilizados materiais extras, simulados, atividades e uma biblioteca virtual completa, com diversos títulos voltados à área de gestão e administração.
Na UniBF, todos os cursos de todas as modalidades são desenvolvidos para te proporcionar uma boa preparação para o mercado de trabalho, além de um diferencial perante à concorrência, para que você consiga alcançar as vagas mais favoráveis do seu segmento.
Ademais, os cursos são reconhecidos pelo MEC e possuem conceito 4!
Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco agora mesmo! Um dos nossos consultores educacionais te explicará tudo o que for preciso.
Quer falar conosco?
Entre em contato conosco através do nosso Chat Online aqui no nosso site; pelo WhatsApp , ou nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram.