Quando falamos de cursos pós-graduação em marketing, o que imediatamente vem à cabeça? Se você pensou em uma área moderna, com alta demanda no mercado de trabalho e um futuro promissor, você está corretíssimo!
Segundo os dados da Revista Exame, extraídos de uma pesquisa realizada neste ano, o Marketing - em especial o digital - crescerá cerca de 12% até o ano que vem. Isto é, nunca estivemos em uma época tão boa para os profissionais que desejam atuar no Marketing e criar seu plano de carreira nessa área.
Apesar de existirem faculdades que oferecem esse curso, o mais comum é realizar uma pós nessa área, para segmentar o campo de atuação, já que o Marketing é um segmento amplo e com muitas opções dentro dele.
Ficou interessado na profissão do futuro? Preparamos um conteúdo completo com as 10 áreas mais quentes para pós-graduação em Marketing. Confira!
Como funciona a pós-graduação em marketing?
Para iniciar, você precisa saber como funcionam as especializações dentro do marketing, já que, como mencionamos acima, é uma área bastante ampla e oferece as mais variadas oportunidades.
No geral, as pós-graduações nesse ramo são escolhidas por profissionais da administração, gestão, comunicação em geral, jornalismo e publicidade e propaganda. Porém, nada impede que profissionais graduados de outros cursos segmentem suas atuações nessa profissão.
De acordo com o portal Catho, a pós-graduação em marketing está entre as 6 especializações mais procuradas atualmente, em especial na modalidade EaD.
Ou seja, como você deve ter percebido, o marketing é a aposta de muitos profissionais que querem se destacar profissionalmente nesse mundo globalizado, cada vez mais conectado e moderno.
Para conquistar o seu lugar e dar um salto na carreira, escolha a pós que mais combina com você e dê continuidade aos estudos. Temos as opções perfeitas para o perfil do profissional do futuro!
#1 Marketing Digital
Com o crescimento e a popularização das redes sociais, as marcas precisam de cada vez mais maneiras de se diferenciarem perante à concorrência.
Como cada empresa possui suas páginas nas redes sociais, além de seus sites e blogs, precisa-se de profissionais capacitados para formarem estratégias digitais, realizarem análises e proporem novas formas de planejamento.
A especialização
Como profissional pós-graduado, você poderá atuar como analista de marketing digital, supervisor digital em um setor de marketing, ou até mesmo na parte de gestão das redes sociais.
#2 Gestão de Marketing
A pós-graduação em Gestão de Marketing tem como foco a parte teórica e estratégica do processo. Ou seja, diferentemente do marketing digital, que também envolve criação e social media, a gestão se fundamenta no estudo do público-alvo - estabelecimento da chamada “persona” - e no posicionamento da marca.
Para quem tem um pézinho na Administração, a pós em Gestão de Marketing é uma excelente alternativa!
O curso:
A especialização foca bastante na parte teórica do Marketing, que envolve atendimento, planejamento, pesquisa e posicionamento estratégico. Os gestores de marketing geralmente ocupam a função de diretores desse departamento, nas grandes empresas.
#3 Marketing e Redes Sociais
Se você pensou que é a mesma coisa que o marketing digital, pode estar enganado. A parte digital do marketing envolve tudo o que existe fora do “off” e dos impressos, então, envolve ações em televisão, rádios, e principalmente nos sites e blogs.
Já as atividades de marketing nas redes sociais foca exclusivamente nisso, no visual do feed e do perfil da empresa, seu engajamento com o público e nível de envolvimento virtual.
A pós:
Os profissionais pós-graduados em marketing e redes sociais podem atuar como social media, na maioria das vezes.
#4 Marketing Esportivo
O Marketing Esportivo é a área focada na comunicação no esporte, a relação entre os times, os torcedores e as marcas.
Nesse segmento, o esporte é visto como uma área de investimento, e com toda razão. O mercado está bastante aquecido no Brasil, principalmente dentro do futebol. Não perca essa chance!
O curso:
Profissionais desta área de marketing costumam atuar nas grandes empresas investidoras do esporte, ou em departamentos de clubes esportivos.
#5 Marketing e Varejo
Com foco na área de vendas, a pós-graduação em marketing e varejo forma profissionais para atuarem nas estratégias promocionais de uma marca. Por isso, o objetivo é ampliar o número de vendas e fidelizar os clientes, aumentando assim o capital do negócio em questão.
O MBA:
Formando-se nesse MBA, você pode atuar em diversos setores, como: e-commerce, big data e a própria parte de vendas externas de algum produto ou serviço.
#6 Marketing de Relacionamento
A pós-graduação focada em relacionamento com o consumidor é cada vez mais procurada nos últimos anos, em especial por causa do chamado “Marketing 4.0” de Philip Kotler, uma era em que os clientes ordenam, e as marcas obedecem o que eles desejam.
Nesse cenário, os profissionais de Marketing de Relacionamento crescem no mercado de trabalho, e ocupam funções em atendimento ao cliente, personalização de produtos e na humanização cada vez maior das marcas.
A especialização:
A especialização oferece disciplinas como: Comportamento do Consumidor e Comunicação Corporativa.
Para quem deseja se relacionar com os clientes no dia a dia e aproximar pessoas às empresas, essa é a melhor opção!
#7 Marketing e Finanças
Para profissionais formados em Gestão e Ciências Contábeis, essa é uma excelente oportunidade de segmentação.
O Marketing de Finanças é responsável pelo gerenciamento das finanças na empresa, planejamento financeiro das estratégias de comunicação e pelo monitoramento do capital do negócio.
O MBA:
É um curso de especialização que trata questões como gestão de marketing e finanças, e tem como objetivo preparar profissionais que saibam unir diversas áreas para construir um bom resultado para e empresa.
#8 Marketing Desportivo
A área número oito diz respeito a um segmento pouco conhecido dentro do Marketing. No geral, o Marketing Desportivo é responsável pelo estudo na área do desporto, ou seja, produtos e serviços desenvolvidos para gerar lazer e entretenimento, como nos clubes desportivos, por exemplo.
A pós:
Os profissionais pós-graduados nessa área podem atuar em grandes empresas que possuem suas associações e clubes de lazer, órgãos públicos e até mesmo organizações filantrópicas.
#9 Empreendedorismo e Marketing
A penúltima área a ser exposta nesse conteúdo compreende a relação entre o Marketing e o Empreendedorismo.
De fato, esse segmento é ideal para quem já é empresário, e deseja ter um conhecimento a mais para melhorar o posicionamento da sua empresa no mercado de trabalho. É, como alguns outros mencionados, um setor de grande crescimento no Brasil.
O MBA:
O MBA oferece disciplinas como: Gestão Estratégica em Marketing e Empreendedorismo associado ao Marketing. Para quem deseja otimizar a imagem do negócio, essa é uma grande oportunidade.
#10 Marketing de Planejamento e Inteligência Competitiva
Para encerrar, a pós-graduação em marketing de planejamento e inteligência competitiva compreende a criação de estratégias que objetivam a conquista de vantagem competitiva.
Por isso, profissionais que atuam neste setor realizam pesquisas na concorrência e traçam metas e objetivos visando a diferenciação da empresa no mercado.
O curso:
O curso foca em planejamento estratégico e em pesquisa de mercado. Os pós-graduados podem atuar em setores de Marketing de grandes empresas, em agências de publicidade e em órgãos de pesquisa. E com trabalho de conclusão de curso (TCC) opcional.
Uma alternativa melhor que a outra, não é mesmo? Se você deseja atuar em alguma dessas áreas mencionadas, a pós-graduação é o melhor caminho - e o mais seguro - para que você possa adentrar no mundo do marketing.
Para alunos que desejam dar continuidade aos estudos, mas não possuem muito tempo para assistir às aulas, as pós EaD são a opções ideais. Totalmente online e de curta duração, os cursos da UniBF unem excelência e praticidade, a fim de te tornar um profissional de destaque!
Estude na UniBF
Veja os detalhes dos cursos em nosso site, e confira outros conteúdos para o seu sucesso profissional em nosso blog. No mais, nos despedimos por aqui! Conta para a gente, qual a sua área predileta dentro do Marketing?
Entre em contato conosco pelo WhatsApp, ou nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram.