Nesta sexta-feira de agosto, comemoramos no Brasil o início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Além de ser uma grande semana para refletirmos e prestarmos homenagens, vale dizer que temos grandes motivos para comemorar também! Em nosso país, a educação inclusiva segue crescendo e ganhando visibilidade.
Esta semana, preparamos diversas informações e dicas sobre a deficiência intelectual e múltipla, que segundo o IBGE, corresponde a 0,8% da população brasileira e também sobre inclusão!
Confira:
Curiosidades Curiosas para os Curiosos de Plantão
Essa semana de homenagem foi sancionada pela Lei nº 13.585/2.017. A intenção é a conscientização da sociedade e o incentivo ao desenvolvimento de novas maneiras de inclusão.
Além disso, o governo visa a implementação de políticas e projetos direcionados para essas pessoas.
A data é bastante nova ainda, visto que a lei foi instituída em 2017. Todavia, essa semana já existe desde 1964, sendo antes chamada por outro nome.
As pessoas consideradas deficientes nos âmbitos citados geralmente possuem:
- QI abaixo da média;
- Transtorno do Espectro Autista;
- Síndrome de Down;
- Síndrome de Rett;
- Síndrome do X Frágil.
Quanto às pessoas com deficiência múltipla, tem-se a presença de mais de uma deficiência, o conjunto da física e da mental.
É importante ressaltar que, apesar de muito discriminados por muitas pessoas intolerantes, essas pessoas possuem os mesmos direitos que todos, inclusive à educação.
Com base nisso, nossa dica cinematográfica da semana, fala de um protagonista inesquecível e amado por todos:
Luz, Câmera, Ação!
Corre, Forrest, corre!
Reconheceu a ilustríssima frase acima?
O corredor mais querido do cinema marcou os anos 90 e continua fazendo isso até hoje. Sendo portador de uma deficiência mental, Forrest é um exemplo de sonhador e de gentileza. Assista:
Forrest Gump - O Contador de Histórias (1994)
O filme estrelado por Tom Hanks e dirigido por Robert Zemeckis, trata-se da narração emocionante de Forrest, acerca da sua vida e das suas inúmeras histórias.
O homem passa o longa inteiro sentado em um banco, narrando e divagando sobre sua vida inteira, para pessoas desconhecidas.
Forrest Gump foi um garoto com deficiência múltipla, tendo seu QI abaixo da média e uma grave deficiência nas pernas. Todavia, ao começar a correr, o menino passa a livrar-se do problema nas pernas, mas não do bullying por ser deficiente mental.
Ao longo do filme, acompanhamos cada fase e cada pensamento de Forrest, já adulto. Sua história arranca risos e lágrimas, e nos faz refletir sobre uma história única, do dono de um coração gigantesco!
A trilha sonora, as referências históricas, a montagem, o roteiro e a fotografia, tornam o filme uma verdadeira obra prima. Por isso, dizemos sem hesitar: recomendamos com grande alegria!
Um ponto interessante, que vale a pena ressaltar, é a maneira com a qual as instituições, tanto escolares quanto acadêmicas, tratavam a deficiência de Forrest.
Como o filme se passa em 40 anos dos fatos mais importantes dos Estados Unidos, é notável que não havia estrutura e nem preparação para uma boa educação inclusiva.
Por isso, comemoramos com grande prazer mais uma semana em prol dessa causa!
Versos e Ensaios
Mesmo que você não esteja cursando algum curso voltado à área da educação, ou às deficiências, a Biblioteca Virtual da UniBF disponibiliza títulos incríveis, que você pode ler e conhecer um pouco mais sobre o tema.
Nossa dica de leitura da semana é:
Educação Inclusiva (Joseuda Borges Castro Lopes)
O livro de 2018 trata-se do estudo de três profissionais graduadas em psicologia, as quais discorrem sobre as mudanças observadas nos últimos anos, vinculadas à revolução da tecnologia e dos meios de informação na área da educação.
Com isso, a inclusão se tornou muito mais notória, favorecendo assim a igualdade na sociedade brasileira, e o êxito nos projetos voltados aos deficientes intelectuais e múltiplos. E é esse o tema desenvolvido no livro.
O livro é bastante dinâmico e traz dentro dele alguns links para a complementação do estudo, e para aprofundamento no tema.
O objetivo é mostrar a evolução da educação inclusiva, e é claro, tudo o que pode ser desenvolvido no futuro.
Disponível na nossa Biblioteca Virtual, para todos os alunos! Aproveita!
Faça você mesmo!
Na sessão #FaçaVocêMesmo da semana, queremos te convidar a fazer algo que somente você, e ninguém mais, pode fazer…
A sua parte!
Nesta semana, convidamos você a mostrar seu apoio a essa causa, na conscientização das pessoas que você conhece, na homenagem às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, e no apoio à educação inclusiva!
De fato, existem diversas maneiras de fazer isso, e nem sabemos por onde começar, não é mesmo? Bem, preparamos algumas dicas, para que você comece a fazer a sua parte agora mesmo!
Dica #1: Preste atenção no que a pessoa com deficiência intelectual está falando, e a trate normalmente!
Essa primeira dica faz toda a diferença! Se a nossa luta é contra a intolerância e a desigualdade, comece tratando as pessoas como você gostaria de ser tratado.
Dica #2: Não menospreze sua inteligência!
Essas pessoas não são menos inteligentes, apenas podem levar um maior período de tempo para aprenderem. Por isso, não as subestime!
Dica #3: Apoie as causas, auxilie as ONG’s!
Existem diversas instituições sem fins lucrativos, que você pode ajudar. Confira algumas delas abaixo:
- Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD)
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
- Casa de David.
Faça sua parte, faça você mesmo!
Aproveite a semana com essa causa em mente, e não deixe de colocar em prática tudo o que aprendeu. Afinal,
Se Jung estivesse aqui, ele diria que…
“Ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”. Respeite, lute e seja o mais humano possível! A sociedade agradece!