No último dia 27, estudantes do ensino superior realizaram a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) por todo o país. Você, leitor, sabe o que é essa avaliação? O que acontece se o estudante não realizá-la? Para essas e mais informações, continue lendo.
Mas afinal, o que é o Enade?
O Enade é o Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes do Brasil e se trata de uma prova realizada anualmente, que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Com essa prova, o sistema consegue medir o desempenho dos níveis de cursos do ensino superior e avaliar se o ensino está de acordo com o recomendado pela categoria.
A avaliação, organizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), acontece todos os anos. Porém, a cada edição um determinado grupo de graduações é escolhido para ser analisado.
Dessa forma, ocorre um rodízio entre os cursos que serão avaliados, a fim de que a mesma graduação seja repetida a cada três anos. Portanto, é o MEC (Ministério da Educação) que define quais cursos serão avaliados naquele ano.
Como funciona a prova do Enade?
A prova do Enade funciona com 40 questões entre conhecimentos gerais e específicos sobre o curso do aluno. Similar a uma prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), apresenta uma versão mais rápida, tendo uma duração de em média quatro horas para a realização.
Todos os anos, o ENADE escolhe alguns cursos de ensino superior para fazer a avaliação. Em 2022, os cursos escolhidos foram Bacharelado em Administração, Administração Pública, Direito, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Turismo e Teologia.
Além destes, também realizaram a prova concluintes dos cursos superiores de tecnologia em Design de Interiores, Design Gráfico, de Moda, Comércio Exterior, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, da Qualidade, Comercial, Pública, Financeira, Logística, Processos Gerenciais e Marketing.
Quem precisa fazer a prova do Enade?
Fazem a prova do Enade alunos de ensino superior do primeiro e último ano dos cursos selecionados no ano em questão. Assim, é possível analisar o desempenho do ensino oferecido pela instituição em duas concepções diferentes: dos alunos que iniciaram o curso recentemente e dos que estão prestes a se formar.
O Enade é obrigatório?
Sim, o Enade é obrigatório. Porém, para os estudantes que estão se formando. Isso porque, caso não façam a avaliação, os estudantes concluintes não poderão pegar o seu diploma e, assim, não irão se formar completamente no ensino superior.
A nota do Enade sai no diploma?
Se a sua preocupação é sobre a nota do Enade sair ou não no diploma, saiba que mesmo sendo imprescindível a realização da prova para colar grau, a nota não aparece no diploma, mas sim, no histórico escolar.
O Enade reprova o aluno?
No momento atual, a nota baixa na avaliação não reprova o aluno. Porém, é importante ressaltar que uma boa nota faz com que o seu diploma seja bem melhor visto no mercado de trabalho, já que ele avalia a instituição que você cursou a faculdade.
Edital do Enade
Todo ano, o Inep divulga o edital do Enade no Diário Oficial da União. Desta forma, o documento conta com as principais informações sobre a avaliação do ensino superior. São elas: quais são os cursos de graduação que devem estar presentes, quantas questões irão compor o exame, a data da prova e os locais de realização do exame.
Como pedir dispensa do Enade?
Alunos convocados para fazer a prova de forma obrigatória que não conseguiram comparecer, estarão em situação irregular perante ao Enade. Portanto, é importante justificar sua ausência. Caso contrário, seu histórico ficará prejudicado e você não poderá obter o diploma. Dessa forma, fique atento aos prazos de regularização, conforme o Edital do ano.
Segundo o Edital do exame de 2022, publicado no Diário Oficial da União, a solicitação de dispensa do exame deve ser feita entre os dias 4 a 20 de janeiro de 2023. Poderão solicitar a dispensa alunos nas seguintes situações:
Fonte: Diário Oficial da União
E aí, conseguiu tirar todas as suas dúvidas em relação ao Enade? Aproveite para conferir em nosso site todos os cursos de Graduação e Pós-Graduação disponíveis. No Centro Universitário UniBF, você garante educação de qualidade em tempo recorde. Cursos de Graduação com conclusão a partir de 1 ano e meio e Pós-Graduação a partir de 4 meses. Bom demais, hein?!
Fale com um consultor pelo WhatsApp agora mesmo e comece hoje a transformação da sua vida. Vem acelerar a sua carreira com a UniBF!