Atendimento via WhatsApp

Acessibilidade

Zoom

magnifyingminus magnifyingplus

Contraste

contrast
accessibility

Aluno da UniBF é aprovado no Exame de Suficiência do CFC

26 de novembro de 2020

ilustracao

No último mês de setembro, mais de 13 mil profissionais foram aprovados no 1º Exame de Suficiência de 2020 do Conselho Federal de Contábeis. Entre eles, está Igor Ângelo Monteiro, aluno da segunda graduação em Ciências Contábeis na UniBF!

O Exame de Suficiência do CFC é uma prova realizada pelo próprio Conselho para comprovar que os recém-formados em Ciências Contábeis estão aptos a atuar na área com excelência. É uma prova que acontece duas vezes por ano, e aborda temas teóricos e práticos da profissão. São perguntas sobre ética, controladoria e outros conhecimentos necessários para trabalhar.

Não é uma prova fácil: o índice de reprovação é de cerca de 50%. Não chega no patamar da prova da OAB, em que 83% dos aspirantes a advogados não conseguem passar. Mas, mesmo assim, ainda é um número alto e concorrido. Só no 1º exame de 2020 foram mais de 39 mil inscritos.

Conheça nosso Guia da Pós-Graduação!

O Igor ainda não finalizou a segunda graduação em Contábeis, mas conseguiu fazer a prova e ser aprovado no CFC mesmo antes de ter o diploma em mãos! O Conselho permite que acadêmicos do último ano possam fazer o exame também. Ele é formado em Ciências Navais, e começou o curso na UniBF em dezembro de 2019. Agora, em dezembro de 2020, já estará formado pela segunda vez!

“O fato da UniBF ter a opção de segunda graduação EAD com prazo de conclusão em 12 meses me facilitou”, compartilhou Igor. Além de trabalhar como servidor na Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, ele também tem dois filhos, o que dificultaria a rotina para fazer uma faculdade presencial em quatro anos.

Preparação para a prova CFC

Para uma prova tão concorrida como a do CFC, é preciso se preparar. E foi isso que o Igor fez. Ele usou as aulas do ambiente virtual da UniBF para estudar, além de resolver questões de exames dos anos anteriores. “Exercitei também outras questões da Banca Consulplan, o que acredito ser de grande valor para quem vai fazer a prova futuramente”, aconselhou. A Consulplan é uma instituição de direito privado que trabalha em conjunto com o Conselho Federal para a execução das provas. 

A segunda graduação é uma oportunidade para quem já tem um diploma, mas quer mudar de área ou se aprofundar na que está formado. Qualquer um que tenha bacharel, tecnólogo ou licenciatura pode se matricular. 

O diferencial é que a segunda graduação permite que o aluno termine as aulas a partir de um ano de curso, um prazo menor do que uma faculdade comum. Você pode conferir aqui as opções na UniBF!