O servidor público é um profissional muito importante para o exercício de atividades necessárias das relações públicas, vinculadas aos setores governamentais e coletivos, no geral. Inclusive, os atuantes da carreira pública estão presentes em diversos meios, tendo em vista a grande amplitude e segmentação que esse ramo oferece. Outra vantagem da carreira pública é a remuneração. Um servidor pode aumentar de salário com uma especialização educacional, por exemplo.
Sendo assim, os servidores podem trabalhar e criar um plano de carreira tornando-se especialistas em algum campo. Aliás é justamente essa especialização que possibilita que o profissional tenha êxito em seu ofício, uma vez que seu conhecimento é aprofundado e até mesmo a entrada para esse mercado - da carreira pública - é facilitada, por conta dos concursos.
Para que você saiba mais sobre as oportunidades que o servidor público pode ter, criamos um conteúdo com as informações relacionadas, a fim de tirar as suas dúvidas mais frequentes. Confira!
Servidor público: quais são as funções?
Como já comentamos, o servidor público pode ingressar em sua carreira por meio de concursos, as provas mais conhecidas em todo o Brasil. Normalmente, esses testes são direcionados para vagas e cargos em âmbito social, como:
- Escolas;
- Prefeituras;
- Organizações sem fins lucrativos;
- Órgãos públicos;
- Faculdades do governo.
Quanto às funções exercidas, pode-se dizer que a segmentação é ainda maior, tendo em vista que cada profissional pode se aprofundar em alguma especificidade. Ademais, no setor público as oportunidades acompanham as demandas do momento e as necessidades sociais, que tendem a divergir e se diversificarem a cada período de tempo que passa.
Sendo assim, cabe a esses profissionais serem atualizados em conhecimento de mundo, atentar-se aos anseios e preocupações da sociedade e, ainda, buscar novos meios - e caminhos alternativos - para encontrar soluções. Abaixo, você vai conferir algumas das principais especializações do servidor público e suas funções:
Analista previdenciário
Voltado para a área financeira, esse servidor público é especialista em questões e fundamentos do INSS, isto é, da previdência. Nesse sentido, cabe ao profissional os seguintes exercícios:
- Promoção de análises sociais e econômicas;
- Manutenção e preservação dos direitos previdenciários;
- Conservação dos benefícios assistenciais.
De fato, esse cargo é um dos mais procurados dentro da carreira pública, nos dias de hoje.
Fiscal do IBAMA
Outro exemplo de cargo como servidor público é o ofício em órgãos como o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Exercendo essa função, cabe ao especialista a verificação e monitoramento de todos os fatores ligados aos objetivos do Instituto. Confira alguns exemplos:
- Vistorias em propriedades que podem alterar o meio ambiente;
- Monitoramento em ambientes públicos naturais;
- Planejamento organizacional e estratégico das políticas nacionais relacionadas ao meio ambiente.
Por conta da preocupação pela sustentabilidade e uma sociedade cada vez mais sensível, os profissionais do IBAMA são bastante demandados.
Jurado em processos
Ser jurado em âmbito jurídico é uma outra atuação de um servidor público. Nesse caso, é necessário que o profissional tenha concurso público e seja visado socialmente, para que assim participe da atividade em tribunal.
Suas funções são:
- Julgamento de crimes dolosos;
- Composição do conselho de sentença;
- Análise de casos em prol do bem coletivo.
Em um tribunal, o número de jurados chega a vinte e cinco. Além desses três exemplos, existem diversas outras possibilidades de atuação, as quais atingem as mais diferentes esferas sociais e geram impactos que repercutem por um longo período de tempo.
Qual o salário de um servidor público?
De acordo com o blog Direção Concursos, a remuneração de um servidor público depende muito do seu cargo e o nível de envolvimento que esse tem com o órgão em questão. Portanto, a média salarial de um servidor pode variar de 2 mil reais até 30 mil reais, por serem diferentes cargos.
Por exemplo, um funcionário público pode ganhar cerca de 1.900,00 reais, ao passo que um médico - atuante em hospitais municipais, pronto socorro e unidades básicas de saúde - podem ter uma média salarial de 30.000,00 reais.
Como crescer na carreira pública?
Como você deve ter percebido, o crescimento como servidor público depende muito da área, do setor e das funções que esse assume. Portanto, para crescer na carreira pública, o ideal é especializar-se cada vez mais, visando um cargo e uma posição mais elevada, maiores responsabilidades e órgãos mais abrangentes.
Nesse sentido, realizar uma pós-graduação é um dos passos cruciais e fundamentais para o aprofundamento em um campo de conhecimento. Dessa forma, o servidor público pode avançar em muitos degraus, alcançando assim seus objetivos.
Alguns cursos de pós, para a carreira pública são os seguintes:
- Gestão das políticas públicas educacionais;
- Estudos em medicina da família e da comunidade;
- Direitos sociais e assistente social.
Estude na UniBF
Os cursos de pós-graduação da UniBF são da modalidade lato sensu, sendo totalmente online, característicos da modalidade EaD. Sua duração varia dependendo do curso, mas você pode excluí-lo de 4 a 12 meses.
Ademais, as aulas são ministradas por profissionais especialistas e mestres, para que você tenha todo o conhecimento mais atualizado possível. Você tem acesso a videoaulas, simulados online, tutorias educacionais e diversos títulos da nossa biblioteca virtual!
Vale ressaltar que alguns dos cursos possuem o TCC opcional, para que você entre no mercado de trabalho o quanto antes.
Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco agora mesmo! Um dos nossos consultores educacionais te atenderá o quanto antes e vai esclarecer o que você quiser saber.
Quer falar conosco?
Entre em contato conosco através do nosso Chat Online aqui no nosso site; pelo WhatsApp , ou nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram.