O que é um bom trabalho para você? O que você leva em consideração? É possível que a remuneração e o prestígio tenham grande influência na sua resposta. Contudo, você já deve ter se dado conta disso, muitos outros fatores, além desses, fazem a diferença em um emprego. É no dia a dia que entendemos bem a importância de condições que, juntas, promovem a Qualidade de Vida no Trabalho.
Neste texto, você vai entender melhor o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho e quais são os seus principais indicadores. Boa leitura!
O que é Qualidade de Vida no Trabalho?
A Qualidade de Vida no Trabalho é um conceito amplo que já passou por muitas reformulações. O que significa dizer que as próprias empresas já encararam o tema de diferentes formas ao longo do tempo. De acordo com os estudiosos do assunto, as principais concepções acerca do tema surgiram entre 1950 e 1970.
Com o tempo, o entendimento em torno da Qualidade de Vida no Trabalho foi ficando mais abrangente e complexo. Hoje, ela está no radar de todas as organizações que se preocupam com produtividade e qualidade.
Desse modo, o bem-estar geral e saúde do trabalhador passou a ter papel central nas empresas. Na prática, isso significa pensar e implementar políticas internas que visem a garantia de boas condições de trabalho. Da mesma forma, essas ações devem considerar a promoção da saúde física e mental do trabalhador.
Como resultado, a Qualidade de Vida no Trabalho reúne conhecimentos de diferentes áreas, como Saúde, Psicologia e Administração. No mercado de trabalho, os profissionais formados na Faculdade de Gestão de Recursos Humanos e Segurança no Trabalho atuam diretamente nessa área.
Qual a importância da Qualidade de Vida no Trabalho?
Para começar, a Qualidade de Vida no Trabalho não é vantajosa apenas para o funcionário. Pelo contrário, é consenso que para aumentar a produtividade e manter a qualidade do serviço ou produto é preciso investir na qualidade de vida dos funcionários.
Afinal de contas, investir em qualidade de vida dos funcionários resulta em aumento de satisfação e motivação. Por sua vez, a empresa diminui a rotatividade e retém talentos.
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Quais são os fatores de Qualidade de Vida no Trabalho?
Existem muitos fatores que afetam a Qualidade de Vida no Trabalho. Abaixo, reunimos alguns deles, acompanhados de uma breve explicação. Veja:
Remuneração justa
Isso significa receber um salário condizente com a sua função, formação e experiência. De igual modo, a remuneração precisa ter paridade entre os membros de uma empresa no mesmo cargo; assim como deve ter paridade com os salários médios para aquele cargo no mercado de trabalho.
Condições de segurança e saúde no trabalho
O ambiente de trabalho não pode oferecer nenhum risco ao trabalhador. Mais do que isso, as ações preventivas são fundamentais para minimizar qualquer possível dano. Da mesma forma, a saúde não se restringe à ausência de doenças. Hoje, entende-se a saúde de modo mais amplo, considerando o bem-estar físico, mental e social.
Garantias legais
Ter todos os seus direitos e deveres assegurados por lei respeitados. Basicamente, existem os trabalhadores CLT, que têm a carteira assinada e são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e os trabalhadores contratados como prestadores de serviço de forma contratual.
Independente da sua forma de contratação, existem leis que estabelecem direitos e deveres que devem ser obedecidos pelas duas partes, contratado e empregador.
Separação entre trabalho e vida pessoal
Você já deve ter ouvido ou até notado no seu dia a dia como se tornou mais difícil separar o trabalho da vida privada. Afinal, o que fazer com aquela demanda que chega pelo celular fora do horário?
Quando pensamos em Qualidade de Vida no Trabalho existe a necessidade de ter uma delimitação mais evidente entre trabalho e vida pessoal. Afinal de contas, o trabalho não pode nem deve esgotar todo o nosso tempo e energia.
Como garantir a Qualidade de Vida no Trabalho?
Como vimos até aqui, a Qualidade de Vida no Trabalho envolve diversos aspectos. Embora nem sempre sejam os fatores que priorizamos na procura por um emprego; são eles que fazem a diferença na nossa rotina, afetando inclusive a nossa qualidade de vida como um todo.
Por isso, é tão importante priorizar oportunidades de trabalho que deem a devida atenção ao tema. Abaixo, temos uma lista de diversos programas que as empresas podem implementar para garantir a qualidade de vida de seus funcionários. Veja quais desses programas já fazem parte da sua rotina:
Exercícios físicos
Muitas empresas já têm como parte da rotina a ginástica laboral. Essa atividade consiste em uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho — geralmente alongamentos de curta duração.
Obviamente essa não é a única forma de implementar um programa de incentivo à atividade física. Outras organizações, por exemplo, oferecem como benefício convênio com academias ou serviços de esporte.
Treinamentos contínuos
Processos e técnicas mudam, novas situações demandam novos conhecimentos. Portanto, é imprescindível que o funcionário tenha toda a capacitação necessária para exercer bem a sua função e, ainda, desenvolver suas potencialidades.
Além disso, o investimento no trabalhador traz resultados altamente positivos para a organização. A produtividade e a qualidade são diretamente afetadas pela qualificação e motivação dos trabalhadores.
Higiene e segurança do trabalho
Anteriormente, falamos sobre a importância de promover saúde e segurança no trabalho. Mas como seria isso na prática?
Em primeiro lugar, a higiene no trabalho diz respeito às condições ambientais do local. Dessa forma, um ambiente de trabalho deve ser pensado considerando ruídos, ar, temperatura, luminosidade etc. Ou seja, condições que direta ou indiretamente afetam a saúde do trabalhador.
Como já falamos, nenhum ambiente laboral pode oferecer risco ao trabalhador. De igual modo, ações preventivas devem ser colocadas em prática sempre. Fornecimento de Equipamento de Proteção Individual - EPI, palestras e treinamentos de emergência, por exemplo, são fundamentais para promover um local de trabalho seguro.
Benefícios
Aqui, podemos dar uma série de exemplos de benefícios que aumentam a motivação e satisfação no trabalho. E, assim, geram mais produtividade. Plano de saúde, vale-cultura, auxílio academia etc. Por consequência, esses benefícios contribuem para o aumento da qualidade de vida do trabalhador.
Nem sempre levamos todos esses fatores em conta quando pensamos no emprego ideal. Contudo, eles realmente fazem a diferença no nosso dia a dia. E, de fato, contribuem para o aumento da qualidade de vida tanto no trabalho quanto fora dele. Por isso, fique atento a essas questões no seu emprego e sempre que buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho.