Atendimento via WhatsApp

Acessibilidade

Zoom

magnifyingminus magnifyingplus

Contraste

contrast
accessibility

Guia de Carreiras: Segurança e Medicina do Trabalho

22 de outubro de 2020

ilustracao

Em nosso guia de carreiras, trazemos diversas profissões - bem como áreas de atuações - com informações e dicas para que você realmente utilize como um guia. Nosso objetivo é apontar os melhores caminhos para o seu futuro, e para isso, instigamos o seu potencial com muitas alternativas pelas quais você pode se interessar. A profissão em pauta hoje é a Segurança e Medicina do Trabalho!

Em suma, temas como segurança e saúde exigem um cuidado aprofundado e profissionais muito qualificados, tendo em vista o impacto e a influência que esses aspectos possuem na sociedade. Os médicos e do trabalho atuam preservando a saúde de todos os colaboradores, estejam eles em quaisquer segmentos do mercado.

Além disso, a vistoria e supervisão em ambientes de trabalho são mais do que fundamentais para o bem estar no cotidiano de cada trabalhador, que tem como direito as mais favoráveis condições no local em que atua. Por esse motivo, o profissional em Segurança do Trabalho possui a responsabilidade de prevenir, garantir e efetuar boas medidas nos ambientes corporativos, prestando um serviço especializado.

Neste conteúdo, você vai aprender um pouco mais sobre a profissão, as funções que o especialista em segurança e medicina do trabalho possui, bem como algumas especificidades dessa área no mercado atual. Acompanhe com a gente!

Conheça nosso Guia para Carreiras da área da Saúde!

Segurança e medicina do trabalho: o que é e o que o especialista faz?

Como já comentamos, o profissional especializado em segurança e medicina do trabalho é responsável por estabelecer medidas preventivas e higiene ocupacional, a fim de que os trabalhadores de determinado local tenham condições apropriadas para exercerem seu ofício.

Dessa forma, o objetivo final da aplicação desses fatores é a qualidade de vida, que deve ser mantida - independente do tipo de trabalho.

A importância dessa profissão

Em um estudo publicado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), a expectativa de vida do brasileiro gira em torno da média de 76,7 anos, isto é, houve um aumento considerável - e uma constante evolução dessa média - nos últimos anos. Pode-se afirmar que a qualidade de vida e o bem estar do trabalhador em seu ambiente de atuação é uma das causas para isso.

O dado acima pode ser relacionado à aplicação (cada vez mais especializada) da segurança e medicina do trabalho, uma vez que a jornada de trabalho, as condições no ambiente corporativo e os equipamentos de proteção individual são aspectos de grande influência na saúde ocupacional do trabalhador.

De fato, o modo como os colaboradores passam seu expediente faz toda a diferença na expectativa de vida desses. Assim, se esse dado só tem melhorado, há a contribuição dos médicos do trabalho e profissionais em segurança.

As funções desse profissional

Dentre as principais funções do profissional em segurança e medicina do trabalho estão as seguintes:

No geral, as funções acima são destaques em relação aos profissionais dessa área, porém, há mudanças entre as áreas de atuação, e por conta da diferença existente entre medicina do trabalho vs segurança do trabalho, como você verá abaixo.

Qual a diferença entre segurança e medicina do trabalho?

Muitas pessoas tendem a pensar que a segurança e a medicina do trabalho são a mesma coisa, e assim, ofícios idênticos. Todavia, existe uma diferença entre essas duas profissões, apesar de serem bastante interligadas e dependentes.

Primeiramente, vale ressaltar que a especialização para a atuação nessa área muitas das vezes é a mesma, a diferença está no cargo que você ocupará posteriormente.

Para tornar isso um pouco mais claro, o funcionamento se dá dessa maneira:

Por isso, apesar de distintas, as profissões são complementares.

Sendo assim, a segurança do trabalho é bastante ligada à engenharia de segurança, pois esse profissional pesquisa, analisa e aplica medidas de proteção e desenvolvimento dos EPI’s.

Em contrapartida, a medicina do trabalho está relacionada à prevenção e estudo das doenças ocupacionais e à saúde do trabalhador; por isso, esse profissional aplica exames médicos em cada colaborador.

É importante ressaltar que a qualidade de vida e o bem estar das pessoas está no âmbito da saúde física e mental, como um todo.

As principais áreas de atuação da segurança e medicina do trabalho

Em síntese, cabe ao profissional desse segmento a aplicação das normas estabelecidas no LTCAT ( Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho).

Neste laudo, há regras necessárias a se seguir, tendo em vista que visam o cumprimento das leis - principalmente as que dizem respeito aos direitos e deveres do trabalhador - e também a saúde do trabalhador.

Dentre as informações que devem estar contidas no LTCAT, estão as quatro seguintes, que selecionamos:

  1. Identificação de agentes químicos e substâncias nocivas em ambiente de trabalho;
  2. Via e periodicidade de exposição ao agente nocivo;
  3. Metodologia e procedimentos de avaliação desses agentes;
  4. Descrição da atividade exercida no local, incluindo as especificidades da função.

Cada empresa deve ter o seu próprio Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho, e é obrigatório a assinatura de um profissional de segurança e medicina do trabalho; apenas profissionais especializados possuem o direito de assinar.

Tendo como base as informações acima, os profissionais desse segmento podem atuar nas seguintes áreas:

Consultoria de segurança do trabalho

Considerada uma das áreas que mais crescem dentro do segmento da segurança do trabalho, a consultoria é um modo de empreender no ramo.

O profissional que opta por essa área de atuação pode abrir o seu próprio negócio, e dessa forma atender diversas empresas, realmente em modalidade de “consultoria”, o que pode gerar resultados bastante lucrativos.

Orientação de equipamentos de proteção individual

O profissional especializado em segurança do trabalho pode optar por atuar especificamente na elaboração, orientação e aplicação dos EPI’s, em diversos segmentos de empresa: fábrica de alimentos, construção civil, empresas estatais, mineradoras e também em área rural.

Lembre-se do que já afirmamos: a qualidade de vida deve ser mantida em qualquer ambiente laboral, e para qualquer ofício exercido por um trabalhador.

Exames admissionais e demissionais

A saúde do trabalhador é um tema discutido há muito, tendo em vista os impactos na sociedade desde a revolução industrial.

Como as consequências sociais da jornada de trabalho elevada, carga-horária exagerada e condições precárias nas empresas foram gigantescas no mundo pós-revolução industrial, há uma evolução cada vez maior nos estudos e desenvolvimento da medicina do trabalho.

Por isso, especializado na pós-graduação, você pode escolher atuar especialmente na parte de exames médicos, assim preservando a saúde de cada trabalhador.

Especialização: Segurança e Medicina do Trabalho

Para começar a desempenhar esse ofício tão importante e fundamental, o que você precisa fazer é se especializar por meio de uma pós-graduação na área.

Na UniBF, o curso de Estudos em Segurança e Medicina do Trabalho tem duração de a partir de 8 meses, e é totalmente online.

Dentre as disciplinas que você estudará, estão: Doenças ocupacionais, Enfermagem do Trabalho e Gestão da Saúde. Assim, você estará pronto para atuar em um segmento amplo, cheio de oportunidades e indispensável para a sociedade, em especial os trabalhadores!

A faculdade também oferece opções alternativas, como o curso de Segurança e Saúde Ocupacional!

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco! Responderemos o quanto antes.

Conte conosco para alcançar êxito no mercado de trabalho!

 Quer falar conosco?

Entre em contato conosco pelo WhatsApp  ou nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram