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O que é e o que faz um gestor comercial?

15 de março de 2023

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A Gestão Comercial é uma área extremamente necessária para as empresas, pois é ela que gerencia as vendas do negócio em diversos âmbitos. 

Assim, o gestor comercial é o profissional que administra o setor comercial, gerenciando o time de vendas, realizando pesquisas de mercado, tendo contato com clientes e propondo iniciativas comerciais em conjunto com outros setores. 

Você está interessado nessa área? Deseja saber quais são as atividades de um gestor comercial e como pode se tornar um? Então este post é para você!

 Neste texto, vamos explicar tudo sobre a Gestão Comercial, desde formação até salário e mercado de trabalho. Confira:

O que é Gestão Comercial?

Gestão Comercial é a área que lida com todas as transações comerciais da empresa e todos os processos que envolvem a promoção e venda dos produtos e serviços do negócio. 

Esses processos envolvem desde o planejamento e controle das vendas até a integração entre os demais departamentos como financeiro, marketing, logístico e administrativo. Ou seja, perpassa as principais áreas da empresa.

Por isso, quem trabalha com Gestão Comercial interage com diversos setores e precisa da expertise de várias áreas para contribuir com o seu trabalho. 

Assim, o gestor comercial fica responsável por administrar as vendas por meio da elaboração, execução e acompanhamento de estratégias comerciais. 

Em quais áreas um gestor comercial pode atuar?

Um profissional formado em gestão comercial pode atuar em diversos setores da organização, uma vez que essa área é muito abrangente e suas atividades influenciam todo o negócio. Confira algumas:

Definir as metas de vendas

O gestor comercial pode definir as metas de vendas da empresa, com base em uma análise das tendências do mercado e nas expectativas da empresa.

Acompanhar as vendas 

Ele deve acompanhar as vendas realizadas pela equipe, analisando o desempenho dos vendedores e identificando os pontos fortes e de melhoria. Com base nessas informações, ele pode propor treinamentos para aprimorar as habilidades dos vendedores e melhorar o desempenho da equipe.

Desenvolver estratégias de vendas 

O gestor comercial deve desenvolver estratégias de vendas para alcançar as metas estabelecidas pela empresa. Essas estratégias podem e devem estar desenhadas em conjunto com outros departamentos, como Marketing, para acelerar os resultados do time.  

Além disso, as estratégias comerciais podem incluir:

• Aumento do ritmo de vendas;

• Acompanhamento de resultados;

• Elaboração de metas da equipe de vendas;

• Capacitação dos vendedores;

• Desenvolvimento de campanhas comerciais. 

Gerenciar a equipe de vendas

O gestor comercial é responsável por liderar a equipe de vendas, motivando os vendedores e garantindo que eles estejam alinhados com os objetivos da empresa. Ele também deve fornecer feedback constante para a equipe, reconhecendo o bom desempenho e apontando oportunidades de melhoria.

Analisar o mercado

O gestor comercial deve estar sempre atento às tendências do mercado e às mudanças no comportamento do consumidor. Isso ajuda a identificar novas oportunidades de negócios e a adaptar as estratégias de vendas da empresa de acordo com as demandas do mercado.

Gerenciar o relacionamento com os clientes 

O gestor comercial é responsável por garantir que a empresa mantenha um bom relacionamento com os clientes, garantindo a satisfação dos mesmos e o atendimento de suas necessidades. Ele pode desenvolver programas de fidelização e outras ações para garantir a fidelidade dos clientes.

Qual o salário de um gestor comercial?

De acordo com o portal Vagas.com, o salário médio de um gestor comercial é de R$ 4.709,00. Inicialmente, esse profissional ganha em torno de R$ 3.100,00, podendo chegar até R$ 7.083,00. 

No entanto, é comum que em várias empresas haja uma bonificação extra por metas, então quanto mais vendas forem feitas, maior será a remuneração ao final do mês. 

Como se tornar um gestor comercial?

Para se tornar gestor comercial existem alguns caminhos. Um deles é começar a trabalhar na área comercial nos cargos de assistente, representante comercial ou vendedor e, dessa forma, adquirir experiência. 

Assim, você desenvolverá a expertise prática da área e terá a oportunidade de se tornar um gestor bem preparado. 

Esse é um caminho que pode ser feito, porém pode levar anos até se realizar. Diante disso, a opção mais certeira é através do ensino superior na área. 

É comum quem deseja trabalhar com gestão comercial estude Administração ou Marketing e, posteriormente, faça uma Pós-Graduação ou MBA especificamente em Gestão Comercial.

Outra possibilidade, é fazer direto um curso Tecnólogo em Gestão Comercial, assim a pessoa já se torna graduada na área e tem contato mais próximo com o mercado de trabalho dessa profissão. 

Qual o melhor curso para se tornar gestor comercial?

Como demonstramos, existem diversas possibilidades para quem deseja se tornar gestor comercial. Logo, cada modalidade terá uma ênfase diferente, veja as possibilidades:

Tecnólogo em Gestão Comercial

Esse curso é uma Graduação, isso significa que a pessoa terá que fazer um Trabalho de Conclusão de Curso e obterá um diploma de ensino superior quando finalizar. 

Geralmente, o tecnólogo nessa área tem duração de dois anos e é ofertado na modalidade presencial. 

Porém, aqui na UniBF esse curso pode ser feito na modalidade EaD e concluído a partir de 1 ano e meio. Isso porque o estudante pode adiantar disciplinas e módulos, diminuindo assim a duração do curso. 

A grade curricular do Tecnólogo em Gestão Comercial inclui matérias como:

• Teoria e Fundamentos da Gestão;

• Matemática Aplicada; 

• Comportamento do Consumidor; 

• Planejamento de Marketing;

• Gestão de Projetos; 

• Pesquisa de Mercado;

• Relacionamento com Clientes.

Pós-Graduação em Gestão Comercial

A Pós-Graduação na área é um curso a nível de especialização, que aborda conhecimentos mais específicos da área. É ideal para pessoas que já possuem Graduação e querem expandir seus conhecimentos com o objetivo de atuar na área comercial.  

Essa modalidade não exige TCC para conclusão e possui duração de 2 anos, em média. Mas aqui na UniBF, o estudante tem a opção de concluir em menos tempo, a partir de 4 meses. 

Isso porque o curso é a distância e o estudante consegue organizar suas demandas para estudar os conteúdos em menos tempo do que o normal. 

A grade curricular inclui:

• Comunicação Corporativa; 

• Gestão Estratégica Organizacional;

• Empreendedorismo.

MBA em Gestão Comercial Varejo e Serviços 

O MBA é, por definição, uma formação voltada para o mundo corporativo. Nessa modalidade o estudante aprende com cases de outras empresas e foca os estudos em habilidades administrativas. Também não possui TCC obrigatório.

É indicada para profissionais que já possuem algum tempo de experiência no mercado de trabalho da gestão comercial, uma vez que o aprendizado é voltado para a prática do dia a dia. 

Essa modalidade também pode ser ofertada na modalidade presencial ou EaD, com duração de 18 a 24 meses geralmente. Porém, aqui na UniBF, o curso pode ser concluído a partir de 4 meses, assim como a Pós-Graduação. 

Confira algumas das disciplinas da grade curricular:

• Gerenciamento do Atacado e Varejo;

• Gestão Comercial;

• Ética e Responsabilidade Social e Profissional;

• Comunicação Corporativa.

Estude Gestão Comercial na UniBF! 

Gostou de saber mais sobre essa área? Então, o que você está esperando? Comece hoje mesmo o seu caminho para se tornar um gestor comercial com um dos cursos da UniBF! Converse com nossos consultores e comece a transformar sua carreira!