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Pesquisa de vagas no LinkedIn: guia de como fazer

20 de junho de 2023

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Se você está procurando por oportunidades de emprego com certeza já ouviu de alguém que deveria procurar vagas no LinkedIn. Isso porque o LinkedIn tem se tornado uma plataforma poderosa para encontrar vagas relevantes e impulsionar a carreira. 



Porém, para conseguir encontrar vagas que estejam de fato alinhadas com o seu perfil, é necessário saber como fazer essa pesquisa por vagas.



Por isso, neste post vamos te ensinar a utilizar o mecanismo de busca e o algoritmo da plataforma para ter acesso às melhores vagas e conseguir se candidatar com facilidade. Continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber!



Quais as vantagens de usar o LinkedIn?



Com milhões de profissionais e empresas conectados, o LinkedIn se tornou uma ferramenta essencial para quem está em busca de emprego ou deseja expandir sua rede profissional. 



Sendo assim, a plataforma funciona como uma “rede social de trabalho”, na qual as pessoas descrevem suas experiências profissionais, criam e compartilham publicações de suas empresas e de outros profissionais que admiram. 



Além disso, é a chance de fazer contato com pessoas que não estão atualmente no seu círculo profissional mas que trabalham no ramo ou na empresa que você deseja estar no futuro.



Tendo esse cenário em vista, podemos dizer que o LinkedIn é uma ferramenta para impulsionar a carreira e expandir relacionamentos profissionais. Logo, suas vantagens são: 



1) Expansão da rede de contatos profissionais 



Você se conecta com profissionais de diversos setores e estabelece relacionamentos que podem abrir portas para oportunidades futuras.



2) Visibilidade para recrutadores e empresas 



Ao ter um perfil otimizado no LinkedIn, você aumenta suas chances de ser descoberto por recrutadores e empresas que estão em busca de talentos.



3) Acesso a vagas exclusivas



Muitas empresas divulgam vagas diretamente no LinkedIn, o que significa que você tem acesso a oportunidades que podem não ser encontradas em outros sites de emprego.



4) Branding pessoal



O LinkedIn permite que você construa sua marca pessoal, destacando suas habilidades, conhecimentos e experiências relevantes.



Tem que pagar o LinkedIn?



Não necessariamente. Existe a versão gratuita e planos de assinatura pagos. A assinatura gratuita oferece recursos básicos, como a capacidade de criar e gerenciar seu perfil, pesquisar vagas e se conectar com outros profissionais. 



Já as assinaturas premium fornecem benefícios adicionais, como acesso a insights detalhados sobre quem visualizou seu perfil, mensagens diretas para usuários fora da sua rede de contatos e acesso a cursos online no LinkedIn Learning.



Pode ser vantajoso investir em uma versão paga da plataforma, porém se o seu objetivo é conseguir um novo emprego, os recursos do plano gratuito já são mais que suficientes para isso. 



Como conseguir emprego no LinkedIn?



Muitas empresas utilizam a plataforma para recrutar talentos e divulgar suas vagas. No entanto, é importante destacar que o LinkedIn não garante a obtenção imediata de um emprego. 



Afinal, é necessário investir tempo na construção de um perfil atraente para aumentar a probabilidade de conseguir ser empregado.



Ter um perfil sólido e atraente na rede é necessário porque o mecanismo de busca do LinkedIn analisa diversos elementos do perfil dos usuários, como título, experiência, habilidades e conexões, para fornecer resultados relevantes. 



Então se o recrutador de uma empresa for procurar por pessoas que tenham o perfil de uma certa vaga, o algoritmo do LinkedIn irá recomendar os perfis que contenham palavras-chave que foram digitadas na barra de busca.



Ou seja, quanto mais completo e otimizado for o seu perfil, maiores serão suas chances de aparecer nos resultados de pesquisa.



Logo, a primeira dica para conseguir um emprego é trabalhar o seu perfil para deixá-lo com todas as informações profissionais que você deseja exibir. Faça um resumo bem elaborado, escolha bem a foto, a capa do seu perfil, e preencha todos os campos exigidos. 



Dessa forma, ao abrir sua página, as pessoas terão o seu currículo e a sua apresentação de forma bem organizada.  



Como procurar vagas no LinkedIn?



Então, vamos lá. A parte mais importante é saber os “macetes” para encontrar as vagas mais relevantes. Aqui vão alguns deles:



1) Utilize o campo “Vagas”



Se você já possui uma conta na plataforma, pesquisar por “LinkedIn vagas” no Google e clicar nos primeiros resultados, irá direto para essa aba dentro da plataforma. 



Ela fica no canto superior direito da tela se você estiver acessando pelo computador ou notebook, e na barra inferior se estiver pelo celular. 






No campo de pesquisa, digite a palavra-chave relacionada ao cargo ou setor de interesse, como "engenheiro de software" ou "marketing digital". Em seguida, preencha o campo de Localização com o nome da sua cidade.






No caso de ser uma cidade pequena, procure pela região ou por cidades próximas. Essa é a dica mais básica para buscar por vagas na sua área. No entanto, é possível aprimorar essa busca com as próximas dicas. Olha só:



2) Insira Palavras-Chave



Para aprimorar sua busca é preciso se atentar aos termos que melhor descrevem o cargo ou a área que você deseja ocupar. 



Pode acontecer que algumas nomenclaturas mudem de empresa para empresa, por isso é importante fazer uma pesquisa prévia sobre as palavras que mais aparecem dentro da sua área.



Para isso, você pode pesquisar no próprio LinkedIn ou em outros sites de emprego quais termos e funções mais aparecem nas descrições das vagas. 



Dessa forma, você poderá otimizar seu perfil para conter essas palavras, assim como utilizá-las na busca por vagas mais específicas.



3) Brinque com os filtros de pesquisa



Além da localização, o LinkedIn oferece filtros como nível de experiência, tempo que a vaga está aberta, modalidade, empresa e muitos outros. Vá alterando esses filtros para encontrar vagas mais personalizadas. Basta clicar na opção “Todos os filtros” e brincar com as possibilidades. 






4) Aprenda a fazer pesquisa Booleana



Sim, pelo nome já parece algo muito complicado, mas fique tranquilo que é mais simples do que você pensa. 



Esse é um termo das áreas de programação e softwares, que, basicamente, significa dar comandos específicos para ter uma pesquisa mais refinada.



Nesse sentido, é preciso utilizar os termos em inglês e em letras maiúsculas “AND”, “OR” e “NOT”, além de aspas, parênteses e os símbolos matemáticos + e -. 



O objetivo é deixar mais claro para o mecanismo de busca aquilo que você deseja e também não deseja encontrar. Por exemplo, digamos que você quer encontrar vagas para assistente de marketing, mas não quer ver oportunidades que exijam graduação em publicidade. 



Nesse caso, é necessário que você especifique entre parênteses a palavra-chave “assistente de marketing”, colocar o “NOT” e aí o termo “Graduação em Publicidade” também em parênteses. 



Dessa forma, você garante que a plataforma irá excluir as vagas indesejadas e oferecer resultados mais alinhados com o seu perfil.






Essa é uma dica de ouro e uma ferramenta poderosa para ganhar tempo na sua busca por ofertas de emprego. Assim você consegue se candidatar às vagas mais relevantes e ter mais chances de ser admitido.



Se você quiser aprender mais sobre como fazer esse tipo de pesquisa especializada, dê uma conferida neste post!



5) Pesquise no campo de busca geral



Um fato é que muitas empresas acabam não cadastrando as novas oportunidades nesse campo específico de “Vagas” no LinkedIn, e divulgam apenas no próprio feed. 



Assim, utilizando as palavras-chave de cargos e setores na barra de pesquisa geral, você terá acesso a vagas que são menos vistas e provavelmente têm menos candidaturas.



Como se candidatar a uma vaga no LinkedIn?



Após encontrar uma vaga adequada, é hora de se candidatar. Siga o passo a passo abaixo para não errar nesse momento:



1) Leia atentamente a descrição da vaga para entender os requisitos e responsabilidades.



2) Verifique se o seu perfil do LinkedIn está atualizado, destacando suas habilidades, experiências e realizações relevantes.



3) Personalize seu currículo para se adequar à vaga e envie-o junto com uma carta de apresentação convincente.



4) Utilize a opção de candidatura disponível na própria plataforma ou siga as instruções fornecidas pela empresa para se candidatar externamente.



5) Acompanhe o status da sua candidatura e esteja preparado para participar de entrevistas ou testes, caso sejam solicitados.



Enriqueça seu currículo!



Na busca por qualquer vaga de emprego, ter formação e especialização na área continuam sendo diferenciais no currículo. Por isso, investir em conhecimento é investir diretamente na sua carreira e aumentar as chances de conseguir boas oportunidades profissionais!



Então aproveite para começar uma Graduação ou Pós-Graduação na UniBF e poder atualizar seu currículo no LinkedIn! Clique aqui para conferir a nossa lista de cursos.