Atendimento via WhatsApp

Acessibilidade

Zoom

magnifyingminus magnifyingplus

Contraste

contrast
accessibility

O que é a Psicologia Forense e quais as funções desse especialista?

28 de outubro de 2020

ilustracao

A Psicologia Forense é um campo desenvolvido em meados do ano de 1911 na Europa, e durante a década de 30, no Brasil. Em geral, é a área que envolve tanto a Psicologia quanto o Direito. Além disso, o seu objetivo é investigar o comportamento dos indivíduos envolvidos em casos jurídicos.

Apesar de ser uma área mais recente em território brasileiro - se comparada às outras do ramo da Psicologia - há um grande destaque para essa profissão atualmente. Segundo as pesquisas do portal Salário, a demanda por psicólogos forenses teve um aumento relativamente alto nos últimos anos, visto que o piso salarial sofreu uma variação de aproximadamente 40.26%.

Sendo assim, o mercado de trabalho se encontra favorável para os psicólogos que desejam realizar essa pós-graduação e se especializar nesse ramo. Inclusive, com a alternativa de prestar para concursos públicos e conquistar cargos bastante conceituados.

Neste conteúdo, vamos te mostrar quais são as funções do profissional da Psicologia Forense, onde ele pode atuar e quais aspectos abrangem essa área do conhecimento. Acompanhe com a gente!

Conheça nosso Guia para Carreiras da área da Saúde!

Psicologia Forense: o que faz esse profissional?

De modo geral, o psicólogo forense é responsável pela avaliação dos indivíduos em processos judiciais, pela realização de análises psicológicas e pela identificação de um possível comportamento criminoso. 

Além disso, a psicologia forense investiga os casos em pauta protegendo os direitos estabelecidos pela lei, e assim, responde de forma legal na condução do processo.

Dentre as principais funções desse profissional, estão as seguintes:

Dessa forma, a sua atuação se dá durante todo o processo judicial, pois é esse profissional que deve responder às perguntas e sanar as dúvidas dos outros profissionais da justiça, encarregados pelo caso.

Hoje em dia, a demanda por Psicologia Forense abrange diversas áreas e possibilita muitos ambientes de atuação, sendo eles:

Além disso, apesar de o principal campo ser o Direito Penal, há muitos profissionais da psicologia forense atuando no direito civil - análise de possíveis incapacidades para posses legais - e também no direito trabalhista - identificação de casos de assédio em ambientes de trabalho.

Como acontece o trabalho na psicologia forense?

Na maioria dos casos, o serviço do profissional da Psicologia Forense se dá por etapas. Essas, por sua vez, são fundamentais para a organização dos casos e para a garantia de um resultado confiável e verdadeiramente efetivo. 

Sendo assim, o que geralmente acontece primeiro - falando da aplicação no direito penal - é a coleta de dados e sua interpretação, um possível diagnóstico, e posteriormente, a elaboração de um relatório.

Coleta de informações

Essa primeira etapa pode acontecer de diversas maneiras, sendo todas elas técnicas estudadas, testadas e comprovadas pela psicologia.

Na maioria das vezes, isso ocorre por meio de entrevistas supervisionadas com o indivíduo. Cabe ao psicólogo a inserção das informações do ponto de vista do possível criminoso, para um posterior diagnóstico.

Interpretação e diagnóstico

Após a coleta das informações, o psicólogo irá estudar as questões - anteriormente solicitadas pelo próprio juiz - e chegar a algumas conclusões, que deverão ser entregues ao profissional da lei.

É nessa etapa que o psicólogo deve entender algumas peculiaridades da sua atuação, tendo em vista que há diferença se comparada às outras áreas da psicologia, que geralmente objetivam o tratamento da disfunção do paciente.

Como a Psicologia Forense não tem como finalidade o auxílio ao sujeito, e sim uma clareza maior para a decisão judicial, há uma menor proximidade emocional entre o psicólogo e o “paciente”. Além disso, o período de tempo para se chegar a uma conclusão é menor.

Desenvolvimento do relatório

A elaboração de um relatório completo a respeito do indivíduo em análise é de extrema importância no andamento do caso judicial, e ocorre por último.

Em suma, como já mencionamos, o Psicólogo Forense deve responder a todas as perguntas formuladas pelo juiz, tornando esse documento uma verdadeira prova pericial. 

Algumas normas para a criação do relatório são: rigor científico e objetividade, além de uma linguagem clara, cujo público-alvo - profissionais do Direito - possa entender perfeitamente.

Com base na análise fornecida pelo psicólogo, o profissional da lei irá conduzir o processo, agora com informações mais concretas e uma assistência técnica especializada a respeito do sujeito.

O mercado de trabalho para a psicologia forense

Como já mostramos para você, a demanda atual é elevada, e tende a crescer ainda mais.

De acordo com o portal Dissídio, o piso salarial do psicólogo forense pode variar entre R$ 3.000,00 e R$ 6.000,00, dependendo da região em que o profissional está atuando.

Mesmo dentro da Psicologia Forense - que já é uma especialização - o profissional pode optar em atuar em outros dois campos, ainda mais segmentados. São eles:

Psicologia Criminal

Esse campo é voltado especialmente para os efeitos, manifestações e aspectos relacionados ao comportamento de um criminoso, suas delinquências e delitos.

Psicologia Jurídica

Em contrapartida, essa área é mais direcionada aos conhecimentos teóricos aplicados no campo do Direito, podendo eles serem desvinculados à criminologia. 

Quem pode ser um psicólogo forense?

Por fim, vamos te explicar quem pode - e como se tornar - um profissional especializado em psicologia forense.

Primeiramente, você precisa saber que a graduação em Psicologia é fundamental, visto que o título de especialização é adquirido por meio de uma pós-graduação.

Sendo assim, somente os profissionais graduados em Psicologia podem atuar neste segmento. Todavia, não se engane: se você deseja se especializar nesse curso, o conhecimento e o interesse pelas questões do Direito também são requisitos. 

A pós-graduação em Psicologia Forense na UniBF pode ser concluída a partir de 4 meses, e é totalmente online! Dentre as disciplinas que você irá estudar, estão: Introdução ao Direito, Psicologia Jurídica e Tópicos Especiais de Ciências Jurídicas.

Para sua capacitação excelente e integral, o curso disponibiliza uma biblioteca virtual completa, materiais extras, simulados online e tutoria virtual. Ademais, o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é opcional!

Dessa forma, você pode segmentar sua atuação e trabalhar nesse campo tão importante nos dias atuais, além de ter a chance de prestar em concursos e conseguir cargos muito interessantes!

Chegando ao fim desse conteúdo, você ficou com alguma dúvida? Se sim, entre em contato conosco! Você pode falar com a gente a qualquer hora!

Quer falar conosco?

Entre em contato conosco pelo WhatsApp  ou inscreva-se no nosso site.